A diferença entre gêneros foi construída junto com a sociedade patriarcal. Algumas religiões e crenças ainda aumentam essas diferenças consideravelmente. A ideia de que um homem pode fazer tudo que uma mulher pode (e ainda melhor), e com mais infinitas possibilidades, dá uma liberdade de opinião e escolha muito maior para o sexo masculino.
Uma liberdade que as mulheres nunca conseguirão experimentar, por mais evoluída que a sociedade esteja. A nova animação The Breadwinner, baseada na obra de Deborah Ellis, trata exatamente do quanto ainda existem pessoas muito ruins e perversas nesse mundo, e que quebrar esses padrões é bem mais difícil do que parece.
O enredo gira em torno de Pavana, uma menina de 11 anos que vê seu pai ir preso de uma maneira injusta pelas forças do Talibã e decide lutar bravamente para restituir a sua família. Para isso, a corajosa menina se disfarça de menino e vai atrás de seu pai ao lado do seu amigo Shauzia. Pavana descobre um mundo cheio de liberdade e perigo, vivendo uma aventura inspiradora e fascinante.
Com a direção executiva de Angelina Jolie, o longa está previsto para estrear ainda nesse ano e já carrega olhares atentos de todos os cantos do globo (inclusive de premiações renomeadas).