Os convidados do Festival de Cinema de Veneza, acontecendo entre os dias 27 de agosto e 7 de setembro, foram chocados por uma triste notícia nesse domingo.
O mestre da animação, Hayao Miyazaki anunciou sua aposentadoria, depois de ter produzido onze filmes que asseguraram-no um lugar permanente dentre os diretores mais amados pelo público. A notícia foi dada para a imprensa pelo produtor executivo e chefe do Studio Ghibli (também comandada por Miyazaki), antes da entrada do Studio na competição – “The Wind Rises” – ser passado para uma plateia entusiasmada. Hoshino anunciou que este seria o último filme da carreira de Miyazaki, mas que mais detalhes seriam compartilhados em uma coletiva de imprensa em Tókio. O diretor não estava presente no Festival.
Com uma carreira que se iniciou nos anos 60, Miyazaki é uma lenda viva responsável por mais de quatro décadas de clássicos da animação inteiramente desenhados à mão, incluindo “Meu Vizinho Totoro”, “O Castelo Animado”, “Ponyo” e “A Viagem de Chihiro” – com o qual recebeu um Oscar de Melhor Animação e um Urso de Ouro em Berlim, ambos durante 2002. Ele já esteve no Festival em Veneza em 2005, recebendo um Leão de Ouro pela sua carreira.
Rumores de que estaria se aposentando surgiram em 2007, devido ao espaçamento entre o lançamento de seus filmes. No entanto, no mesmo ano ele quebrou o hiato com “Ponyo”, um filme sobre uma garotinha-peixe que sonha se tornar humana. Todas as obras de Miyazaki seguem essa mesma linha: filmes supostamente infantis (por serem animações), mas que atingem diversos públicos, de diferentes idades. Histórias longe de serem simples, que mostram relacionamentos complexos entre seus personagens são sua marca registrada. Seu novo e último filme, “The Wind Rises” (do original, “Kaze Tachinu“), se passa durante o tempo entre duas grandes Guerras Mundiais, e tem uma pegada relativamente anti-guerra. O filme segue a carreira de Jiro Horikoshi, o designer dos famosos aviões de combate Zero, enquanto que mistura elementos ficcionais de uma história de amor trágica de 1938 por Tatsuo Hori.
No Japão, “The Wind Rises” já conseguiu mais de $80 milhões, após 6 semanas nos cinemas. É a primeira animação que Miyazaki dirige em cinco anos, mas ele se manteve ocupado escrevendo o roteiro e produzindo outros títulos do Studio Ghibli, como “O Mundo Secreto de Arriety” e “From up on Poppy Hill”.