Córsega, França. Ao norte da Sardenha, seu terreno é coberto de montanhas e praias. Chamada de “montanha do mar”, o clima é predominantemente quente a maior parte do ano. O grande destaque da ilha é o GR20, uma trilha pelas montanhas que leva pelo menos duas semanas para ser completada, e coloca os participantes no limite da sobrevivência humana. Isso não é a trama de um jogo – mas pode até ser.
Chris Fragassi viajou aos treze anos para Córsega, sozinho, e hoje em dia é expert em trilhas e sobrevivência. Já trabalhou com o exército e a Cruz Vermelha canadense, além de ser instrutor de mergulho e piloto de avião em áreas remotas. Basicamente, o cara é um Indiana Jones real. E agora, a sua nova aventura é ajudar no desenvolvimento de um video game.
Hinterland Games é uma produtora que gerou bastante furor ao ser fundada, pois é a fusão de grandes nomes da indústria que trabalharam em jogos como Mass Effect, God of War e Far Cry, e o seu primeiro jogo anunciado é “The Long Dark”. A essência do jogo é simples: sobrevivência. “The Long Dark” se passa nas florestas ao norte do Pacífico, após um grande desastre estragou boa parte do planeta. O protagonista, um piloto de avião soturno e barbudo, sofre um acidente e cai no meio da floresta – e então precisa descobrir o que está acontecendo.
A trama, até onde foi revelada, é saiu da mesma forminha de cookies do que boa parte dos jogos atuais, mas o que separa “The Long Dark” de outros video games da atualidade é a sua extrema ênfase na sobrevivência. O jogador não recebe muitas informações e ajudas: cabe à ele decidir o que vai fazer, e como vai fazer isso. Fatores como quantas calorias são gastas em um dia vão entrar em jogo, comida deverá ser racionada de acordo, e mapas não estão presentes na mecânica – mais realisticamente, o jogador terá uma bússola e deverá se orientar pelas estrelas e por marcas na paisagem.
Para isso o estúdio resolveu pedir ajuda para Fragassi, um expert em trilhas e como não morrer nos primeiros dez minutos. O jogo está sendo fundado no Kickstarter, e está planejado para sair ano que vem no Windows, Mac e Linux.
Jogos com uma mecânica dessas, indie ou para um público maior, trazem um diferencial imenso na indústria de video games. E, como sempre, são uma ótima forma de praticar para o dia que você sofrer um acidente de avião e tiver que sobreviver sozinho no meio da floresta. Nunca se sabe, né.