#tárolando por Luisa Fleury
Se você assiste a novelas, especificamente a das sete, Cheias de Charme, ja deve ter visto o clipe das empreguetes. Se você não assiste, o Newrônio explica. O vídeo foi feito pelas empregadas da novela Cida (Isabelle Drummond), Rosário (Leandra Leal) e Penha (Taís Araújo) que aproveitam que a patroa de Rosário, Chayene (Claudia Abreu), tinha ido viajar e se juntaram, vestiram as roupas da cantora de tecnobrega e cantaram a música escrita por Rosário. Na novela, o vídeo teve uma repercussão enorme e na vida real também. O vídeo viralizou e a novela teve a maior audiência entre as novelas das sete em cinco anos.
A Globo disponibilizou o vídeo no site Globo.com e teve mais de oito milhões de acessos. Há também vários vídeos no YouTube de pessoas imitando as empreguetes, com crianças, adultas e até com personagens do jogo The Sims.
Esse sucesso na internet das novelas é novidade para a Globo, já que a emissora não utilizava do grande Boom da internet e redes sociais. Mas vamos combinar que é muito importante para qualquer tipo de empresa estar presente nesse meio. Porque hoje em dia as pessoas prestam mais atenção nas coisas que acontecem no mundo virtual do que na televisão, por exemplo. As emissoras podem aproveitar as redes sociais para gerar mais interatividade entre os telespectadores. Como a própria Globo está fazendo, quando o Fantástico cria um concurso onde quem fizer o melhor video baseado no clipe “Vida de empreguete”, pode atuar em um capítulo da novela.
As pessoas usam muito as novelas como temas de blogs e até tumblr, como um que é feito com todas as cenas finais da novela Avenida Brasil, desde o primeiro capítulo. As emissoras devem continuar estimulando a interatividade por que não atinge apenas a classe C. Como o clipe das empreguetes, atinge principalmente a classe C, mas também atinge a B e até a A.
Esse aqui é um dos clipes feitos por espectadores:
Se você quiser ver alguns outros, clique (aqui) e (aqui).
Se você quer virar uma empreguete, siga o @NewronioESPM a gente tá contratando! E siga as empreguetes também @_Empreguetes_