Sinapse por Gi Maradei, 04/03/2010
Quantas pessoas você conhece que gostam de teatro?
Dessas, quantas realmente vão ao teatro?
Eu não sei você, mas eu não conheço muitas! Normalmente temos preguiça, pouca informação e/ou achamos muito caro…
Atento a essa movimentação, ou a falta dela(!), e encantados com as possibilidades que a internet fornece como veiculo de comunicação, não só pela sua abrangência e viabilidade, mas também por uma determinada liberdade que não é vista em outros meios, Renata Jesion e Nelson Kao idealizaram o projeto Teatro para Alguém, que é responsável pela primeira sala de teatro virtual do Brasil.
Trata-se de um site que divide entre os ambientes de uma casa as diversas sessões que o compõe, oferecendo aos internautas uma gama produções dos mais diferentes tipos. São filmes que no começo podem aparentar o simples registro de uma peça de teatro, mas que em pouco tempo passam a intrigar o telespectador devido a grande presença da câmera na cena, nada perto das imagens feitas de um tripé fixado em um lugar estratégico da platéia.
Pesquisando um pouco mais descobre-se que essas peças são feitas especialmente para o site, e que com isso abre-se a possibilidade de fazer desde do mais puro teatro até séries. O vídeo a seguir é apenas um exemplo dessas produções:
É claro que a experiência não é a mesma, nem teria como, estar em um teatro, compondo uma platéia, próximo do palco, podendo espiar as coxias, é obviamente diferente de estar na frente do computador, sozinho ou no maximo com duas ou três pessoas. Mesmo assim não podemos dizer que não se tratam de peças de teatro, como também não podemos dizer que são as mesmas em sua essência. É uma linguagem nova, sem nome, que não é cinema, nem teatro, nem TV… Como dizem seus artistas, simplesmente é!
Contudo muitas das características do teatro, como as expressões mais exageradas, os cenários, a iluminação, e o improviso, continuaram inalteradas. O site chega até a passar ao vivo a estréia de seus vídeos, para resgatar, pelo menos parte, de mais uma dessas características, o ao vivo.
A idéia é fornecer um fácil acesso ao mundo teatral, divulgar mais o teatro como arte e como entretenimento, lançar novos talentos, e mais do que isso, colocar em prática uma nova linguagem, que é inovadora, é acessível, é tendência e que, independente de qualquer critica, tem graças a internet um poder de comunicação infinitamente maior do que muitas das linguagens artísticas que usamos hoje.
Twitando: @Gimaradei @Newronioespm @teatrotpa