Quantos curtas-metragens você já assistiu? Essa é uma pergunta que dificilmente terá uma resposta exata, mas aposto que foram pouquíssimos. Curiosamente, o tempo médio de um curta metragem sério gira em torno de meia-hora e vai ao encontro da ascensão das séries nas plataformas de streaming, justamente pelo motivo das pessoas preferirem “tomadas” menores e mais fáceis de digerir para focar sua atenção.

Nas últimas semanas, a coleção de curtas-metragens de Wes Anderson, baseadas nos contos Roald Dahl, foi amplamente divulgada pela Netflix como um dos principais destaques do catálogo da plataforma e possibilitou milhões de pessoas assistirem à coletânea. Entretanto, o diretor de “Asteroid City” não é o único a possuir obras curtas em seu currículo.

Praticamente, todos os envolvidos no mundo do cinema já participaram de curta-metragens, incluindo renomados diretores e produtores, bem como, diversas obras de sucesso partiram desse formato, como é o caso de: “Whiplash”, “Distrito 9”, “The Evil Dead” e muitos outros que originaram como obras de 40 minutos ou menos.

O próprio Pedro Almodóvar continua a realizar curtas metragens, mesmo com décadas de intervalo entre cada um deles, pois acredita que de vez em quando encontra pequenas histórias dignas de serem contadas com toda sua maestria. 

Além dos já mencionados casos, há também centenas de filmes em curtas-metragens tão bons em seu próprio formato que não há qualquer necessidade de adaptação e, de maneira geral, possibilitam a jovens cineastas experimentarem técnicas e contarem suas próprias histórias. 

Mas, por mais que a relevância dos curtas seja gigantesca para a existência da indústria cinematográfica, a exibição desses filmes acaba por ficar extremamente restrita, tanto pela ausência desses produtos nos serviços de streaming populares, quanto pelo difícil acesso a centros cinematográficos que encorajam esse formato. 

Entretanto, há uma saída para aqueles que querem explorar essas histórias curtas, uma vez que diversos deles estão disponíveis no YouTube e, podem ser facilmente encontrados, tanto dos diretores que já se tornaram grandes nomes na história de Hollywood, quanto de estreantes que querem divulgar sua obra. E, além dessa possibilidade gratuita, existem serviços de streaming que dão ênfase e destaque para a exibição desses filmes, como é o caso do MUBI, que se dedica exclusivamente para que os cinéfilos possam ter experiências além dos formatos e gêneros comuns passados nas salas de cinema e nos serviços de streaming mais voltados para o público amplo.