A Apple anunciou recentemente o lançamento de uma linguagem de programação própria e exclusiva para seus produtos, chamada Swift. Até então, a linguagem utilizada era a Objective-C, linguagem um tanto complexa mas com excelente performance.
A nova linguagem é, segundo alguns, quase um híbrido das já conhecidas Javascript e Python. Seu diferencial está na facilidade de uso e na visualização em tempo real das mudanças feitas. Espera-se que, com uma linguagem mais fácil e acessível, um maior número de entusiastas entre no já saturado mercado de programação de apps para produtos Apple.
Muitos não estão felizes com a mudança. Afinal, aprender toda uma linguagem de programação específica para então a marca virar a mesa e mudar tudo. Já outros, como Alex Chung, criador do portal Giphy, estão bastante felizes com a mudança, “Objetive-C é um verdadeiro inferno” disse Chung.
Controvérsias à parte, Apple lançou essa semana um vídeo em que busca enaltecer todos os desenvolvedores (talvez seja também uma forma de agradar àqueles que não ficaram felizes com a novidade). Afinal, muita gente utiliza todo tipo de aplicativo o dia inteiro e mal sabe quem está por trás disso ou o processo de sua produção.
Uma justa homenagem visto que muito da nossa vida hoje em dia só é possível devido a alguma ideia que, em algum momento, passou da cabeça para o nosso celular ou computador.
Falando em ideias digitais que mudam nosso dia a dia, recentemente a Rip Curl, em parceria com a agência digital australiana VML criou talvez uma das melhores combinações de plataforma digital e gagdet dos últimos tempos, o SearchGPS, que promete mudar a vida dos surfistas mundo a fora.
Através de dados GPS, o relógio analisa grande quantidade de informações que permitem ao público tanto identificar os melhores pontos para a prática quanto os permite salvar, arquivar e quantificar uma grande quantidade de variáveis em sua rotina, exatamente como um videogame. Dessa forma, cada um pode medir seu progresso e tanto avaliar o próprio desempenho com dados sólidos como também estabelecer metas para o progresso.
A plataforma permite que cada surfista tenha acesso aos tempos e percursos de outros usuários, bem como de celebridades do esporte, criando um Leaderboard, com os resultados mais interessantes.
Um excelente exemplo de gamification que agrega bastante à experiência de cada um sem, contanto, interferir no principal, que é o próprio surfe. Grande trabalhos desses gênios dos quais pouco ouvimos falar e de quem quase nada sabemos!