“Desordeiros e maltrapilhos, são desajustados que viraram mercenários. O grupo Vox Machina está mais interessado em dinheiro fácil e cerveja barata do que em proteger o reino. Mas quando o reino é ameaçado pelo mal, esses encrenqueiros percebem que são os únicos capazes de restaurar a justiça.”

A Lenda de Vox Machina é uma série animada para o Prime Video inspirada na primeira temporada da websérie estadunidense de RPG “Critical Role”, onde um grupo de dubladores nerds se juntam para jogar Dungeons & Dragons (aquele mesmo jogo que inspirou “Caverna do Dragão” e está bastante presente em “Stranger Things”). 

Com mais de 400 horas de gravações, a série animada consegue compactar os arcos desta campanha sem perder a essência ou detalhes da história original. Cada jogador dubla seu respectivo personagem, com exceção do mestre da mesa, Matthew Mercer, que faz pequenas aparições frequentes. 

Agora dando nomes aos bois (sem spoilers, é claro), nós temos:

Grog Strongjaw, o bárbaro Golias. Ele é o braço forte do grupo, dando e recebendo a maior parte do dano físico. Com um machado duplo e mais de dois metros de altura, Grog é ameaçador e espanta seus oponentes com um único ataque (ou menos que isso), mas quando está seguro com o grupo, especialmente com Pike, ele é tão fofo como um ursinho carinhoso. Jogado por Travis Willingham 

Keyleth dos Air Ashari, a druida meio-elfa. Nascida numa tribo que se concentra em controlar o ar, Keyleth decide se aventurar pelo mundo de Exandria para aprender a dominar os outros elementos. Mesmo tendo dificuldade para se expressar socialmente, Keyleth não hesita em questionar as ações de seus colegas caso não estejam de acordo com suas morais. Extremamente poderosa e com um potencial gigantesco, mas ainda precisa trabalhar mais sua autoconfiança. Jogada por Marisha Ray

Percival de Rolo, o pistoleiro humano. O token humano do grupo. Também conhecido como Percy, nasceu numa família nobre de Whitestone, mas ao presenciar um evento traumático, ele decide seguir o sombrio caminho da vingança. Dá-se a entender que foi ele quem inventou as armas de fogo nesse universo. Mesmo com uma personalidade edgy e sarcástica, ele é quem dá um passo à frente para lidar com os assuntos diplomáticos. Jogado por Taliesin Jaffe

Pike Trickfoot, a clériga gnomo. Praticamente a mãe do grupo. Curandeira e cuidadosa, mas não pense que ela não vá descer o cacete em alguém. É inegável que Pike é extremamente fiel à sua fé e durante a série podemos vê-la rezando para Everlight. Extremamente altruísta, ela não hesita em sair dos seus planos para socorrer algum dos membros feridos ou caídos. Jogada por Ashley Johnson.

Scanlan Shorthalt, o bardo gnomo. Não poderia faltar o clássico estereótipo de bardo que flerta com tudo e todos. Servindo como alívio cômico, ele consegue quebrar a tensão de qualquer situação com algum comentário inoportuno. Scanlan é um personagem que à primeira vista é só mais um safado no mundo, mas aos poucos podemos ver que existe algo além de toda a libidinagem e confiança. Algo mais complexo, talvez até ferido. Jogado por Sam Riegel

Vax’ildan, o ladino meio-elfo. Irmão gêmeo de Vex’ahlia. É difícil ver Vax sem Vex ou Vex sem Vax. Ladino ágil de vestes negras e suas adagas, Vax consegue ser contraditório em seu próprio jeito, podendo se mesclar em qualquer multidão, mas se destaca entre seus companheiros com a suas pegadinhas. Jogado por Liam O’Brien

Vex’ahlia, a arqueira meio-elfa. Irmã gêmea de Vax’ildan. Enquanto seu irmão se esconde pelas sombras, Vex é mais pragmática e usa seu carisma e charme para enganar e negociar com outros. No entanto, um rostinho bonito não significa que suas habilidades com o arco deixam a desejar. Vex possui algumas flechas especiais que usa em situações de grande necessidade. Possui também um urso de estimação, Trinket. Jogada por Laura Bailey

O que esperar então de “A Lenda de Vox Machina”?

Diversão garantida, com certeza. A série consegue agradar tanto aos fãs da websérie como aos que nunca sequer ouviram falar de RPG. 

Aventuras clássicas, mas únicas da sua própria maneira;

Comédia e Tragédia;

Personagens complexos cujas “cascas” podem trazer uma outra ideia de quem são.

As relações entres esses personagens e como elas evoluem conforme o tempo passa (assim como eles).

E caso você, caro leitor, seja um desses fãs, é possível identificar quando os jogadores tiveram sucessos ou falhas (críticas ou não), e também quais feitiços e habilidades especiais foram usadas, como a Fúria do bárbaro ou Falar Com Animais da druida.

Os últimos episódios da segunda temporada já foram lançados e uma terceira possivelmente está por vir, assim como uma segunda série sobre a segunda campanha de Critical Role, Mighty Nein.