Não é notícia que a música ao vivo foi afetada em 2020 por conta da pandemia de Covid-19 que estamos enfrentando. Ao mesmo tempo que vemos artistas grandes e populares, que possuem verba de sobra e investimento para produção de mais conteúdo mesmo durante esse período, temos que pensar pelo outro lado. Artistas pequenos e/ou independentes, membros da equipe, responsáveis pelos eventos, turnês, entre outros, e lugares onde os shows ocorrem estão sofrendo durante o contexto atual em que estamos vivendo.

Para solucionar esse problema e salvar os espaços de eventos que estão passando por dificuldades, o YouTube Music e a NIVA (National Independent Venue Association) foram anfitriões de um teleton virtual – O festival Save Our Stages– que ocorreu a partir do dia 16 de outubro, com a intenção de arrecadar dinheiro para salvar esses locais.

Atrações como Foo Fighters, the Lumineers, Miley Cyrus, Dave Matthews, Brittany Howard. the Roots, YG, FINNEAS, G-Eazy e muitos outros foram convidados para participar. O festival arrecadou cerca de 1,8 milhões de dólares para os pequenos locais e algumas das apresentações estão disponíveis no Youtube.

De acordo com o anúncio da #SOSFEST, o dinheiro arrecadado até hoje inclui as doações feitas pelo próprio botão de doação do YouTube, pelo site do Save Our Stages, “text to donate” e pela merchandise do #SOSFEST. Outros artistas como Shawn Mendes e James Murphy, por exemplo.

Essa mobilização é importante, principalmente, por vir de plataformas grandes e influentes. Desse modo, ficamos conscientes de consequências da pandemia que nem pensávamos que poderiam existir. É importante ressaltar, portanto, a necessidade de eventos assim e da mobilização de artistas para a causa, reconhecendo que muito do que acontece normalmente se dá por esse “por trás das cenas” muitas vezes esquecido.