Nascido em 1969 em Houston, Texas, Wesley Wales Anderson pode não ter uma filmografia muito extensa, mas sua estética fantasiosa lhe concedeu um dos visuais mais reconhecíveis das telonas.
O cineasta se formou em filosofia, na Universidade do Texas, onde conheceu o ator Owen Wilson. Os dois se tornaram amigos e começaram a gravar e escrever curtas, um deles, Bottle Rocket, que se tornaria, em 1996, uma comédia estrelando Owen e seu irmão Luke Wilson sobre irmãos, que buscam entram na vida do crime, o que resulta em assaltos cômicos.
Infelizmente, seu primeiro filme faturou apenas 500 mil dólares, tendo prejuízo de 6,5 milhões, porém adquirindo fãs com grandes nomes no cinema, como Martin Scorsese, que diz achar a obra um dos 10 melhores filmes dos anos 90.
Em 98 veio Três é Demais, que apresentou à todos a estética de Anderson, com sua simetria, closes longos, paletas de cores e todo o aspecto de teatral que inserem a plateia no mundo do diretor e iniciou sua parceria com Bill Murray, mas também correspondeu a um prejuízo de 3 milhões.
Três anos depois veio Os Excêntricos Tenenbauns, o primeiro longa lucrativo do diretor, tendo arrecadado 50 milhões de dólares, e conta a história de uma família que se reúne depois de algum tempo por causa do pai. O filme tem o roteiro indicado ao Oscar e concedeu à Gene Hackman o Globo de Ouro de Melhor Ator em um Filme de Comédia.
Porém a sucesso da obra não ajudou A Vida Marinha Com Steve Zissou, de 2004, que recebeu 16 milhões de dólares a menos do que sua produção e ao contrário dos outros filmes, a crítica não ajudou, sendo considerado o pior filme de Wes até então.
Em 2007, Viagem a Darjeeling é a história de dois irmãos que não se falam, mas decidem viajar para Índia. A presença de Natalie Portman e, apesar de não ser um sucesso unanime, a crítica mais favorável ajudou a arrecadação de 18 milhões.
2009 foi o ano que Wes lançou sua primeira animação. O Fantástico Sr. Raposo conta a história de uma família de raposas , cujo pai rouba as galinhas das fazendas próximas à casa. Com vozes de George Clooney, Maryl Streep, Bill Murray e Owen Wilson, o filme arrecadou 6 milhões de dólares , foi nomeado para o Oscar de Melhor Animação e é reconhecido pelos críticos como um dos melhores stop motions do começo do milênio.
Três anos depois o diretor trouxe a história de Sam e Suzy, duas crianças que se apaixonam e decidem fugir pois não e sentem encaixados na comunidade onde vivem no filme Moonrise Kingdom. Com faturamento de 52 milhões o longa foi indicado ao Oscar por Melhor Roteiro e ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Comédia e é considerado um dos melhor exemplos do estilos de Anderson, com a ação sempre centralizado e o visual parecido com uma Polaroid (feito pela pessoas do Tumblr).
Ano passado veio o maior sucesso do diretor. Com bilheteria de 143 milhões e com indicações de Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor e Melhor Filme no Oscar, Globo de Ouro e BAFTA, O Grande Hotel Budapeste conquistou críticos do mundo todo com a narração das aventuras de um gerente de hotel e seu mensageiro, Zero
Além de filmes, o currículo de Wes Anderson ainda tem um curta para a Prada e comerciais de diversas marcas, como Hyundai, IKEA, Sony, American Express e Stella Artois.
E foi assim que o diretor indie mais conhecido da indústria cinematográfica conseguiu contar historias diferentes de uma maneira diferente em um meio onde o público parece sempre querer mais do mesmo e ainda influenciou outros mercados, como música, moda e fotografia.