O cenário mundial de games apresenta uma configuração bastante interessante, com Estados Unidos liderando o mercado, seguido de Japão e em terceiro lugar o Canadá, este último já possui mais de 325 estúdios (entre grandes como a Ubisoft e outros independentes) dedicados ao desenvolvimento de video games (BERGERON; NADEAU, 2014, p.13).
Porém, nas terras nacionais, um game designer ou um programador de games também precisa de um mercado fértil para atuar. Um estudo publicado pela Folha de São Paulo aponta que o Brasil já é o quarto maior mercado de games do mundo e deve continuar a crescer. A pesquisa ainda aponta que:
1) De cada 100 brasileiros, 23 jogam games. Esta porcentagem corresponde à cerca de 46 milhões de pessoas;
2) Os gamers brasileiros se distribuem em 67% que jogam com console, 42% via computador ou notebook, 17% via smartphone ou tablet e 7% com consoles portáteis.;
3) Contrariando a ideia de que games são “coisa de menino”, 47% do público gamer é composto de mulheres;
4) O mercado, que em 2011 movimentou R$ 840 milhões, crescerá em média 7,1% por ano até 2016 quando atingirá R$ 4 bilhões.
Os números são animadores, mas ainda convivemos com altos impostos, falta de critério em taxação de produtos importados, índices elevados de pirataria e iniciativas que – por falta de apoio – não decolam da maneira correta.
A indústria caminha com bons passos e – certamente – em um médio prazo teremos uma indústria mais desenvolvida por aqui. Por enquanto, as iniciativas indie lideram e estão oferecendo boas portas de entrada para este mercado, principalmente no que diz respeito a mobile.
Referência bibliográfica:
BERGERON, Ulysse; NADEAU, Jean-François. Canadá, el país de los videojuegos. IN: El imperio de los videojuegos. Selección de artículos de Monde Diplomatique. Santiago: Aún Creemos En Los Sueños, 2014.
Link para estudo da Folha: O estudo pode ser visto na URL < http://m.folha.uol.com.br/tec/1165034-mercado-brasileiro-de-games-ja-e-o-quarto-maior-do-mundo-e-deve-continuar-a-crescer.html> . Acesso em 5/2014.
Vince Vader
Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.