Quem nunca se imaginou em cima de uma Harley-Davidson, em uma estrada vazia, com a velocidade máxima e Born To Be Wild tocando ao fundo? A companhia mais famosa de motocicleta do mundo hoje é muito mais do que apenas uma marca, ela se tornou um estilo de vida.

Uma das maiores fabricantes do setor de motocicletas, a empresa hoje emprega mais de 9 mil trabalhadores, está presente em todos os continentes e produz cerca de 280 mil motos por ano. Porém este sucesso não aconteceu de um dia para o outro, ele foi conquistado com o tempo.

A história da marca começou em 1903, na cidade de Milwaukee (Wisconsin), em um pequeno barracão de 3 metros no fundo da casa dos irmãos Arthur e Walter Davidson. Os irmãos tinham em torno de 20 anos, e se associaram com William Harley, de 21 anos, com a ideia de construir a mão um pequeno modelo de motocicleta voltada para competições. E assim, surgiram as primeiras 3 motocicletas da marca, neste pequeno barracão, com uma fachada com o escrito: “Harley-Davidson Motor Company”, juntando os sobrenomes dos irmãos e de William.

O negócio crescia em um ritmo lento, entretanto, uma grande conquista fez com que as vendas se impulsionassem quando uma motocicleta Harley-Davidson venceu sua primeira competição em 1905, dando visibilidade para o público jovem da empresa. E neste mesmo ano, os donos contrataram seu primeiro funcionário em tempo integral da companhia.

Nos anos seguintes a empresa cresceu absurdamente o numero de vendas, mudando o local de montagem inicial e se instalando em um armazém muito maior. O número de funcionários e a área de trabalho da fábrica dobraram, e a Harley-Davidson conseguiu vender sua primeira motocicleta para a policia de Detroit, parceria que dura até os dias atuais.

De 1909 a 1912 a empresa investiu em grandes avanços tecnológicos para suas motocicletas, além de construir a sua fábrica definitiva e um local especial para montagem de peças e acessórios. A empresa ainda atingiu a marca de 200 concessionárias nos EUA, e exportou suas primeiras unidades para o mercado japonês.

Entre os anos de 1917 e 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, a Harley produziu e vendeu mais de 17 mil motocicletas para o exercito americano com intuito de ajudar os soldados em combate e a minimizar os seus esforços de guerra. Após este período, a Harley-Davidson se consagrou como a maior fabricante de motocicletas do planeta, com cerca de aproximadamente 2.000 distribuidoras espalhadas por 67 países.

No período da Segunda Guerra Mundial, a empresa volta a fornecer suas motocicletas para o exercito estadunidense e seus aliados e com isso, ela reafirmou a sua imagem patriota e passou uma identidade de “poder” para a marca.

Após a guerra, as motos da Harley-Davidson voltaram a ser vendidas em massa para o público. Isso as tornou um símbolo de “American Dream”, onde praticamente todas as famílias dos EUA acreditavam que possuir uma moto da marca seria como a realização de um sonho, um sentimento de esforço e determinação.

No ano de 1965, houve o inicio de uma nova fase na história da Harley: a entrada na bolsa de valores. A empresa American Machine Foundry (AMF), adquiriu a maioria das ações da marca e, em pouco tempo, o logo da AMF começou a aparecer em todas as Harleys produzidas.

Na década de 80, 13 executivos seniors da empresa assinaram uma carta com a intenção de comprar as ações da Harley-Davidson que pertenciam à AMF, e, em junho desse mesmo ano, a compra foi concretizada. A partir deste ponto a marca seguiu o seu próprio caminho e passou a adotar a frase “The eagle soars alone” (A águia voa sozinha), que se popularizou entre os consumidores.

Nos dias atuais, a Harley-Davidson é uma marca de motos que possui referencia no motociclismo mundial, seus modelos e condução são únicos e incomparáveis com as marcas concorrentes. Além dos veículos, a marca também comercializa todo tipo de artefato, como camisetas, bonés, cadernos, etc., pois ela passou a vender não só coisas materiais, mas sim atitude e estilo.

É por esse motivo que a marca existe há 100 anos. Ela virou um estilo de vida, uma religião, um fã clube, e amantes de Harley ao redor do mundo vestem a camisa da marca com orgulho, e passam a palavra dela adiante.

O vídeo a seguir apresenta este estilo de vida na visão de uma mulher amante de motos, que acompanhou 10 motociclistas de Harley-Davidson na Califórnia.

Para saber mais sobre como construir marcas que resistem ao teste do tempo não perca a palestra de Antonio Lucio – Chief of Marketing e Communications oficcer da HP Inc

 

sou legal mas nem tanto.