No Brasil existe um clichê sobre histórias e músicas que rondam amores de verão, onde tudo é perfeito, o sol é radiante, corpos esbeltos nas praias e muita curtição. Não à toa que uma das canções nacionais, mais conhecidas mundialmente é Garota de Ipanema. Na música de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, é descrita uma garota com o corpo dourado graças ao sol de Ipanema.

Mas finalmente uma banda brasileira compõe uma música que fala sobre um amor de inverno. Saindo do comum, Lagum entrega um hit contagiante cheio de referências do ano ano 2000 e com uma faixa C instrumental impecável.

A partir da música “Summer´s Gone” de NoMBe, houve o insight através da parte da canção que diz: “Summer´s gone, but you can be my winter loving” que traduzida significa “O verão se foi, mas você pode ser meu amante do inverno.”

Pedro, o vocalista da banda, foi quem teve a ideia para música e começou moldar ela a partir de um riff de guitarra e ainda adicionou um “miracle groove”, um groove de bateria. Dessa forma, colocando no tempo da música, deu para perceber que se tornou algo interessante e, assim, foi dado o passo para a letra.

Com o verso pronto, chega o momento de construir o refrão. Com influência de diversas bandas do ano 2000, como: “Blink”, “Sum 41”, que tem melodias simples, mas que trazem um sentimento de nostalgia, ocorreu a inspiração para o refrão principal da canção, “Hoje não vai dar praia, mas não tem problema, amores de inverno existem, só não passam no cinema”, assim a banda mineira percebe que cria uma letra chiclete, mas ao mesmo tempo estilosa.

Em primeiro momento, nem todos da banda gostaram da música, como Jorge, o guitarrista, mas ao longo do processo de criação, ocorreu um toque pessoal de cada participante, na composição e no ritmo da música, principalmente na parte C instrumental. Nessa parte instrumental, desde a parte do baixo houve uma inspiração na banda Charlie Brown Jr como, por exemplo, o baixista Champignon; ainda outra grande influência foi da banda americana “Red Hot Chillie Pepers”.

Assim, com toda música construída, só faltava o último refrão. Então com todos os integrantes da banda reunidos, foi dado o passo final. Tendo a vontade de citar Garota de Ipanema na música, mas percebendo o risco alto que seria por questões judiciais, Lagum cria o verso perfeito fazendo uma homenagem aos compositores de uma das canções mais conhecidas do mundo. Assim surge os versos, “E ela me lembra aquela moça de Ipanema, Só que não samba, mas vai virar poema” e ainda “Nós, pela cidade, ao som de Tarde em Itapuã”. Dessa forma. É colocado duas grandes homenagens às obras de Vinicius e Tom.

Com a música finalizada e levando o nome de “Musa do Inverno”, ela é compartilhada em diversas plataformas e rapidamente ganha o carinho de novos e antigos admiradores. Ainda com essa temática de brincar com a questão de musa de verão, a banda convidou o cantor Felipe Dylon, autor da música que estourou nos anos 90 “Musa de Verão” para fazer parte do clipe da banda. Tornando assim muito mais  divertido e despojado o clipe.

Portanto, a banda mineira quebra clichês com esta nova canção e enxerga oportunidades de explorar um cenário tão pouco aproveitado dentro de nosso país, ou seja, o de que todas as paixões acontecem no verão, com um clima perfeito e com personas que representam esta ideia.

Utilizo das palavras, para retratar meus sentimentos e gostos mais profundos.