Você, caro millenial, deve se achar muito inovador com seus memes, não é mesmo? Responder amiguinhos com imagens icônicas junto com frases engraçadinhas. Compartilhar o 9gag enterrando memes para um sociedade alienígena futura. Saiba que memes são muito mais antigos do que você. Conheça Kilroy, o meme da 2 Guerra Mundial.

0PaBt2W

“Kilroy was here” era uma forma dos soldados americanos mostrarem para seus compatriotas e aliados que estiveram naquele campo de batalha anteriormente. Esse “meme” podia estar “compartilhado” (pintado ou riscado) em qualquer lugar, desde armas e tanques, até escotilhas e trincheiras.

“Kilroy was here” era uma brincadeira feita por soldados que chegaram a pontos estratégicos da guerra, antes mesmo do exército oficial chegar no lugar e era uma forma dos recém chegados olharem e se perguntarem como alguém havia chegado ali antes deles, virando uma piada. Por exemplo, antes do exército americano ocupar Okinawa ou Berlim, já haviam diversas gravuras do Kilroy, pintados em prédios e campos de batalha, de heróis de guerra que conseguiram chegar nesses lugares antes e ainda pintar uma “zuera” na parede. Assim, “Kilroy was here” virou um sinal de orgulho e coragem americana, servindo como uma motivação para os soldados que estavam passando alí pela primeira vez.

KilroyWasHereMarkerInscription

A origem de “Kilroy” é um pouco confusa e não se sabe muito bem como esse personagem desenhado se juntou com a frase “Kilroy was here”. O desenho de um homem olhando por cima do muro era conhecido na Inglaterra como Mr. Chad, e surgiu de um cartoon que reclamava da falta de recursos durante o período da guerra. A frase “Kilroy was here” foi escrita em um navio pelo militar James J. Kilroy, do mesmo modo que ainda fazem hoje em árvores ou pedra como “o fulano esteve aqui”, em todos os lugares que passava.

De qualquer forma, esses dois ícones se juntaram e se tornaram mais do que um símbolo de guerra. Se tornaram o primeiro MEME da história, viralizado de forma analógica no meio da maior Guerra de todos os tempos.

 

O menino alto apaixonado por desenho, música, comida e viagens. Canal Off, eu te amo.