#Internet por Henrique Castilho
A LAB42 fez um infográfico muito bacana sobre fan pages de marcas no Facebook. A pesquisa recolheu muitos dados curiosos, mas o que achei mais relevante é: 50% dos consumidores acham fan pages mais úteis do que sites. É difícil cruzar este dado com outras estatísticas mas, supondo que dentre esses consumidores estão nossos pais e avós (e eles não têm facebook), provavelmente esse número aumentaria ainda mais se considerássemos na pesquisa apenas as pessoas que possuem conta na rede. Ou, em uma segunda hipótese, a pesquisa já tenha feito isso, e tudo que estou falando é besteira. Desconsidere, portanto.
Embora os dados animem os profissionais das mídias sociais, ainda é muito cedo para imaginar que as fan pages substituirão os sites. Segundo o professor Tiago Carvalho, o site de uma empresa é seu “cartão de visita” virtual. É ele que venderá o conceito da marca. O Facebook ainda é muito limitado para suprir essa função, além disso, esse não é seu objetivo. O maior benefício de uma fan page para a marca é ganhar audiência. As suas outras funções (promoções, e-commerce…) são substituíveis pelos sites. Perguntei a ele se o facebook permite a marca um conhecimento maior de seu consumidor. Segundo ele, as tabulações do facebook e as do Google Analytics têm objetivos diferentes. O painel administrativo do facebook retrata o perfil dos seus seguidores (que não nescessariamente são seus consumidores), ele nunca serviria como uma pesquisa de mercado, por exemplo.
Descobri também que 24% das pessoas curtem uma página só para ajudar um amigo. Infelizmente, meus amigos ainda não aprenderam a usar o facebook; mas vocês podem ajudar o Newronio mandando o link da nossa página para seus amigos. Afinal, 69% das pessoas curtem uma marca só porque algum amigo curtiu antes.
100% das pessoas que leram esse post foram correndo seguir a gente no twitter @NewronioESPM.
Você precisa fazer login para comentar.