Quando você escuta o nome do herói Wolverine, o que vêm a sua mente: a imagem de um baixinho peludo e com uma cara animalesca ou do ator Hugh Jackman?
Caso a resposta seja a segunda, não há nada de errado nisso, pois o ator já incarnou a figura do personagem por mais de 16 anos nos filmes solos do personagem e na franquia dos X-Men. Seu último filme está marcado para o ano que vem e terá como base a história, um pouco controversa, The Old Man Logan de McMillar e McNiven, escritor e desenhista de Guerra Civil, respectivamente.
Hugh Jackman na foto promocional de Wolverine Imortal
No entanto, aqueles que pensaram na primeira versão de Logan estão familiarizados com a figura dos quadrinhos e das primeiras aparições do herói nas animações dos X-Men nos anos 90. Com semelhanças bastantes evidentes ao animal carcajú os criadores, Len Wein e John Romita, trouxeram vida para o mutante em 1974 que já trajava um molde da roupa clássica amarela e azul que conhecem (exceto pelos bigodes de gato).
Primeira roupa do Wolverine
As duas versões se diferem bastante fisicamente, enquanto o ator é alto, nos quadrinhos Wolverine é descrito como um baixinho de 1.60, peludo e carrancudo. Embora Jackman interprete o lado mais bruto do personagem, fica evidente suas assimetrias quanto a versão das HQ’s.
Ao longo dos anos, tanto a versão animada quanto os desenhos foram se modificando, ao ponto que eles se assemelham à figura do ator.
Confira abaixo.
Podemos ver a transição bastante evidente de como o personagem é representado a partir da entrada de Hugh Jackman como o personagem. Nos desenhos pré Jackman Wolverine é visto de maneira mais bruta e rude fisicamente, porém a popularização da figura do ator na pele de Logan o transforma em um personagem ainda mais humano e menos bestial.
A mudança não é exclusiva às telas, a figura dele passou a ser desenhada de uma maneira completamente diferente das primeiras aparições e histórias da equipe do professor Xavier. Quando Frank Miller desenhou Eu, Wolverine em 1982, por mais que seja uma história com um enfoque maior na personalidade de Logan sua figura ainda é mais bestial.
Capa de Eu, Wolverine 1982
Já em versões mais recentes para os quadrinhos vemos um Wolverine com as características e personalidades muito mais humanas, ao ponto que independente do traço utilizado pelo quadrinista vemos uma figura, bastante semelhante à de Hugh Jackman, desenhada no herói.
Capa alternativa de uma edição de 2009
Hugh Jackman se tornou o Wolverine para toda uma geração e foi responsável por trazer um lado mais humano para um personagem que sempre foi tratado como um experimento de laboratório que fugiu.
Você precisa fazer login para comentar.