Recentemente um fio fez bastante sucesso no Twitter, no qual uma usuária lista obras do artista visual Anderson Awvas, que une os cartazes da Disney com lendas do folclore brasileiro.

Por mais que os filmes da Disney não se passem somente nos EUA, como Rattatouille (França), Mulan (China) e até mesmo UP – Altas Aventuras (aqui na América do Sul), suas obras partem bastante de uma visão do mundo bem americanizada, e com exceção de Rio (a FOX studios foi comprada pela Disney) não há nenhum filme que seja ambientado no Brasil, por exemplo. O resultado das peças de Awvas ficou bem interessante e provocador:

Vale ressaltar também que Awvas é um ilustrador que se dedica profundamente ao estudo e representação do folclore brasileiro e lendas regionais, indo muito além dos pôsteres da Disney.

Folclore e Internet – Saci
Folclore BR em capas de disco – Legião Urbana
Folclore + Futurismo – colaboração de Vitor Wiedergrun (do sertão cyberpunk)

Tendo como exemplo o seu principal projeto ao lado de outros artistas, o FolcloreBR – uma nova visão, que está voltado justamente para uma provocação do conhecimento folclórico, uma ressignificação mais atualizada dessa parte tão importante da nossa cultura nacional.

Awvas organizou um uma série de tuítes disponibilizando a sua obra em ordem cronológica, ao mesmo tempo que ele dá o devido contexto e comentários, o que é muito interessante de avaliar particularmente e como um todo para analisar a sua (constante) formação da visão sobre o folclore

Confira o fio com o seu trabalho aqui.

Baiano, amigão da vizinhança, ecochato, escritor amador e mestre pokémon nas horas vagas.