A publicidade tem muito a ver com a moda: as duas são glamorosas, gostam de causar impacto e adoram ser comentadas. Amam os holofotes e também um budget alto para que os croquis dos criadores de moda e as ideias das agências voem alto.
Tem mais um aspecto que permeia estas duas áreas: a moda tem a “haute couture” (ou alta costura que geralmente tem arroubos criativos mais ousados que dificilmente saem das passarelas e mais altas esferas do mundo fashion) e a “pret a porter” (ou pronta para se vestir), a moda de rua, que é usada por nós mortais e que você pode comprar numa loja.
E – acreditem se quiser – a publicidade tem também isto já que muitas (mas não todas) campanhas de publicidade que arrebatam prêmios nos festivais mais importantes do mundo, não foram feitas para as massas mas sim para agradar os júris destes festivais.
Como é bom então ver um filme no mais puro estilo “pret a porter” mas que é ousado, tem simplicidade e foi feito para gente como a gente. Não sei se vai levar estatuetas, mas só o fato de ter mais de um milhão de views no You Tube já é um reconhecimento e tanto.
Tive o prazer de fazer a direção de locução deste filme e – quando o vi no estúdio – fiquei surpreso em saber que era um filme da Avon para os Dia do Pais. O filme está aqui para você ver e tirar suas próprias conclusões:
Coincidentemente, um outro filme, verdadeiro e emocional – este para os Dias das Mães – também bombou e hoje tem mais de 16 milhões de views no You Tube (este já foi postado nesta coluna em outra ocasião):
https://www.youtube.com/watch?v=DRoqk_z2Lgg
Pois bem, a conclusão é clara: quando a coisa fica mais perto da realidade, com um approach simples, sem hiperbolismos e emoções fake tão comuns em muitas campanhas que vemos por aí, mais o público se identifica e – quando isto acontece – o comercial tem grande chance de repercutir de forma arrebatadora.
Então, da próxima vez que você for um desenvolver um script ou campanha não importa o produto, para lembrar uma celebração ou para qualquer categoria, pense nisto.
Afinal, mais de 17 milhões de pessoas não podem estar erradas.
Darlan Moraes Jr
Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann.
Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz