Sinapse por Luiz Paulo Andrade, 30 de Junho às 17:40h

Newonio_Mapeamento Visual

Estava eu no Youtube, quando me deparei com uma lista de vídeos cujos thumbnails apareciam estranhamente borrados. Ao clicar em um deles descobri que os vídeos são nada menos do que frutos de um estudo com mapeamento visual aliados a um mapa de calor!

Funciona da seguinte forma: diversas pessoas são postas para assistirem ao mesmo vídeo. Em seguida, seus movimentos oculares são mapeados e o caminho que seus olhos percorreram ao longo do vídeo são postos todos juntos. Um programa calcula e simula esse caminho e aplica à outros vídeos com a vantagem visual de um mapa de calor que separa por cores os pontos mais, e menos focalizados. Pronto! Você tem um simulador de mapeamento ocular.

No exemplo abaixo temos uma comparação do programa com olhos humanos reais:

Segundo o dono dos vídeos, o programa tem 80% de acerto quanto a um olho humano real.

Há outras aplicações do programa para análise de imagens e de websites (google ad-sense, flickr, Facebok) que retira a média também em forma de mapa de calor dos pontos mais visualizados da página.

]

É muito interessante notar que na maioria dos vídeos de propagandas, o foco dos olhares quase nunca aponta para a própria marca, a não ser que ela esteja no meio do quadro e bem visível.

Posso estar enganado mas nunca ouvi falar do uso desse recurso para medição visual de uma propaganda em sua fase pré-teste. Se alguém souber de algo, me avise :b. Se não existir mesmo, Fica aí a dica.

Sinapse por Luiz Paulo Andrade, 30 de Junho às 17:40

Ei! Olha pra cá! > @lprandrade
@newronioespm