O Youtube é o segundo site em que os usuários da internet mais buscam conteúdo, perdendo só para o Google. São mais de um bilhão de visitantes únicos por mês, 40% do total de pessoas que navegam na internet.
Mas a empresa quer ser mais do que só um repositório de vídeos enviados, quer competir também com canais de TV ao oferecer conteúdo de qualidade e produção caprichada. Só que feito por seus Youtubers.
Desde 2012, o site criou o projeto Youtube Spaces, verdadeiros estúdios em que criadores de canais com mais de 1000 assinantes podem alugar equipamento e agendar gravações.
O projeto chegou a São Paulo em 2014, em parceria com a Fundação Criar de Luciano Huck, que visa ensinar crianças carentes a produzir e criar conteúdo audiovisual.
Mas em nenhum lugar do mundo o Spaces é tão legal quanto em Tóquio.
Em uma conferência recente da Google no Japão, Yuhei Mizuno, Diretor de Conteúdo do Youtube no país, começa sua fala e, para a surpresa geral, é abduzido por dois ninjas e suas acrobacias mirabolantes.
Quem salva sua pele é Kumamiki, famosa vlogger japonesa, vestida de Kimono e empunhando uma Katana, acessórios característicos do período feudal japonês, época de samurais e ninjas.
Tudo isso para anunciar a nova empreitada do Space de Tóquio: incentivar os canais japoneses a produzirem histórias e web-séries ambientados no Japão feudal, contanto para isso de uma detalhadíssima estrutura de ambientes internos tradicionais, acessórios de cena e até mesmo um jardim externo ao estilo antigo.
Para a empreitada o Youtube firmou parceria com o megaestúdio japonês Toei, tradicional polo de produção dos jidaigeki, dramas de samurais, gueixas, xoguns e ninjas.
A parceria entre um grande estúdio e o Youtube na criação de uma plataforma de produção de conteúdo dentro do site é uma novidade e, se render bons frutos, podemos encontrar coisas semelhantes pipocando por mais países.
Aqui no Brasil, fica a expectativa de que a Toei dê um pulinho aqui também, visto que os seriados produzidos por ela durante os anos 80 e começo dos anos 90 foram fundamentais na formação pessoal de toda uma geração, por meio da lendária TV Manchete.
Só para ser saudosista, aqui vão alguns dos programas que o estúdio fez que passaram por aqui:
E o melhor super sentai (grupo de 5 heróis coloridos que defendem a terra, você sabe, criação da Toei) de todos os tempos, Flashman.
Você precisa fazer login para comentar.