David Dobrik, a mais nova sensação do YouTube, mostra hoje como os velhos formatos da TV ainda tem muito espaço entre jovens. Com apenas 20 anos, o jovem que começou no já falecido Vine hoje conta com mais de 16 milhões de inscritos em seu canal principal no YouTube e uma legião de fans, que não só o acompanha vídeo a vídeo, mas em seus outras redes, canais e plataformas.

Para quem nunca assistiu o canal de Dobrik, ele posta vídeos semanais que não necessariamente retratam sua rotina ou dia dia, mas sim um compilado com brincadeiras e melhores momentos que vão desde presentear seus amigos com carros, até fazer explosões gigantescas em seu quintal:

Por isso, o que mais se ouve vindo dos fans do YouTuber é: “queria ser amigo dele”. E foi baseada nessa palavra, “amigos” (em ingles, “Friends”), que o canal americano “Colin and Samir” fez um estudo sobre como o canal de David Dobrik se relaciona com a série mais amada dos EUA e o formato de Sitcom em geral.

Eles explicam como a pouca quantidade de locais que são mostrados nos vídeos e a proximidade aparente que o público sente ter dos protagonistas, nada mais é do que do que o sentimento que se tinha em “Friends”, ao entrar no apartamento da Monica ou sentar com o grupo no Central Perk.

Além disso, uma das características mais marcantes dos vídeos de Dobrik é sua risada sempre presente atrás das cameras, já que normalmente é ele mesmo que esta filmando. Mas esse elemento natural e pouco notado remete diretamente a claque, risada que se tem ao fundo em momentos cômicos em Sitcoms americanas, pois por muito tempo as séries eram gravadas com a presença de platéias, porém nos vídeos de David ela surge da naturalidade e espontaneidade com que são gravados seus vídeos.

Mas ao contrário do formato em questão, a mudança de plataforma fez com que mudanças fossem necessárias. Uma vez que se trata do território online e o tamanho da competição que existe em tal meio por visualizações, David entende a duração de 4 minutos por vídeo como ideal, pois assim como disse em uma entrevista, se nem ele mesmo consegue focar a atenção em conteúdos mais demorados, então como poderia esperar isso de sua audiência.

Porém, o que se mostra como fator comum e mais claro entre as duas “produções” é que independentemente dos romances, brigas, pegadinhas, piadas, aventuras, os dois programas falam sobre amizade em si e o valor delas em todos os bons momentos.

Veja o vídeo completo para conferir a análise completa feita por Colin e Samir: