Há algumas semanas, Greta Thunberg, uma garota de apenas 16 anos, têm sido muito comentada pelos maiores canais de comunicação de todo o mundo por seus discursos sobre as consequências do aquecimento global.
Nesse mês acontecem as greves climáticas de setembro, conhecidas por “Semana Global do Futuro” ou “Climate Strike” e o evento deu ainda mais voz para os discursos incentivadores e comoventes de Greta. Vários ativistas reproduziram as palavras de Thunberg como sinais de protesto em diversos países. Por isso, um grupo de criativos converteu as letras da caligrafia da sueca em uma fonte disponível para download.
Essa fonte, baseada nos cartazes escritos em negrito de Greta, é inteira em um tipo de letra maiúscula com um conjunto limitado de números e caracteres especiais. Ela foi projetada pelo ex-diretor criativo da Escola de Artes Visuais de Nova York, Tal Shub, juntamente com um time de colaboradores de sua empresa de design focada no clima, a Uno. O grupo se sentiu completamente inspirado pelos discursos da garota por ainda ser muito jovem e já estar envolvida com questões tão importantes como o aquecimento global.
Shub relatou que quando viu os cartazes de Greta pela primeira vez, ficou muito impressionado com a clareza que a mensagem escrita estava sendo passada para aqueles que a liam. Dessa forma, parecia ser justo fazer com que as letras das poderosas palavras que iniciaram esse movimento estivessem à disposição de todos.
O grupo de criação da Uno começou procurando pelos cartazes de Thunberg na Internet e acabaram usando dois como base para fazerem o tipo de letra da fonte. Depois de extraírem as letras dos cartazes, eles as transformaram em formato vetorial para padronizá-las quanto ao tamanho, à proporção e à espessura.
A intensão nunca foi criar a fonte mais bonita de todas e sim manter-se fiel às imperfeições da caligrafia que transmitem uma mensagem tão forte e importante. A fonte que ganhou o nome de “Greta Grotesk” não serve para documentos corporativos mas ela é perfeita se sua intenção é fazer sua mensagem ser alta e clara em um poster.
Infelizmente, apesar de trazer repercussões positivas, Greta Thunberg têm sido alvo de várias críticas nas redes sociais. Muitas pessoas com opiniões extremamente opostas às da garota de 16 anos, ou seja, aqueles que acreditam que o aquecimento global não é real, estão xingando a ativista climática na Internet. Por esse motivo, muitos usuários subiram a hashtag #DesculpaGreta nos trending topics do Twitter como forma de desculpas pelos comentários negativos à Greta.
“Greta Gotesk” está disponível para download gratuito e oferece uma opção diferente das fontes simples que estamos tão acostumados.
Você precisa fazer login para comentar.