Tiger Beer é uma cerveja asiática pensada para ser consumida na rua, com os amigos. Acontece que de uns tempos para cá, isso tem ficado cada vez mais difícil. As pessoas da região não têm mais vontade de ficar na rua bebendo cerveja por um único problema: a poluição do ar faz com que atividades em ambientes abertos sejam extremamente desconfortáveis.

A empresa uniu-se à agência Marcel Sydney e tiveram uma ideia incrível: ao invés de fazer um simples anúncio, por que não convidar artistas de rua para usarem a poluição de um jeito criativo?

A Air Ink é uma ideia da empresa indiana ,Graviky Labs (um spin-off do MIT), e, basicamente, é uma tinta feita a base de poluição atmosférica. Com essa tinta, abastecem canetas, marcadores e tintas spray. O conceito é aproveitar as partículas que ficariam flutuando na atmosfera e convertê-las em algo criativo: tinta.

Até agora foram feitos 150L de Air Ink, o que equivale a, aproximadamente, 2.500 horas de poluição atmosférica gerada por caminhões, balsas, chaminés e tratores movidos a diesel na região de Hong Kong e da Índia. Cada um dos marcadores, por exemplo, contém algo em torno de 40 e 50 minutos de poluição gerada por um carro movido a diesel.

Sabendo que a poluição atmosférica é a maior ameaça à saúde humana e ambiental, não é difícil perceber que essa não é a solução do problema, ainda mais se considerarmos quanta poluição teve que ser emitida para gerar essa tinta tão inovadora, mas com certeza é um alívio para nossos sofridos pulmões.

Não conseguiu ser VJ da MTV.