Sabe aqueles conceitos que aprendemos nas aulas de história da arte e pensamos que nunca mais vamos ver na vida? Podemos estar enganados.
O designer e diretor de arte da Sancho BBDO-Bogotá, Felipe Salazar, criou um jeito de chamar atenção e dar a impressão de profundidade em uma página de classificados – tudo através do conceito de Gestalt.
Ao agrupar anúncios, alinhar textos e modificar a disposição do conteúdo da página, Salazar conseguiu passar a impressão de que no meio da página, composta somente por textos, havia uma cozinha planejada.
Segundo os princípios da Gestalt, nosso processo de percepção é composto por leis que nos permitem reconhecer a imagem como um todo anteriormente aos elementos que a constroem.
Dentre essas leis, podem ser observadas no anúncio a proximidade: segundo esta, as partes mais próximas podem ser vistas como um grupo; e a clausura: segundo ela, a boa forma encerra-se sobre si mesma, compondo uma figura que tem limites bem marcados.
As figuras abaixo são exemplos de que nosso cérebro identifica o conjunto formado, ao invés de cada elemento da imagem.
Apesar do fato de que o designer provavelmente não ter pensado “Vou fazer algo utilizando o conceito de Gestalt” no momento da criação, o fato de que nós vemos um objeto inteiro e não suas partes é mais facilmente explicado e classificado quando sabemos como surgiu tal pensamento.
Você precisa fazer login para comentar.