Você já deve ter estudado poesia na escola. Desde Luís de Camões até Cecília Meireles passando por um mundo cheio de romance e sofrimento, tanto os versos com as sílabas devidamente divididas quanto os poemas visuais causam algum tipo de impacto nos seus leitores. A poesia é um método de expressar seus sentimentos que existe há muito tempo, e não se perde conforme os anos se passam.

Mas, se ela não se perde, onde estão os poetas do século XXI? Alguns fazem muito sucesso com seus livros, como é o caso de Rupi Kaur, autora de Outros Jeitos de Usar a Boca; porém, nem todos os grandes talentos têm acesso a uma editora, ou, simplesmente, procuram um lugar mais democratizado para compartilharem seus poemas.

Foi com essa premissa que o site Button Poetry nasceu, em 2011, e seus criadores, Sam Cook e Sierra DeMulder, já deixaram muito bem explicado que por lá você encontra “poesia como você nunca viu antes”. Destinado a poetas independentes, o site atende tanto quem escreve quanto quem declama suas palavras, além de atender também pessoas em busca de uma boa leitura.

 

Se você está se perguntando se já viu esse nome por aí, é porque a partir de 2012, os fundadores do site começaram a investir em vídeos no youtube dos seus poetry slams e também em perfis nas redes sociais para compartilhar todos os talentos singulares. Daí surgiram os vídeos que hoje tantos de nós compartilhamos no Facebook, como por exemplo When Love Arrives:

Porém, esse não é o vídeo mais famoso no Button Poetry. O vídeo mais famoso foi gravado em uma competição slam, em 2013, o mesmo ano em que o site abriu sua loja virtual e lançou o seu primeiro livro, e se chama OCD. Ele conta uma história de amor emocionante sob o ponto de vista de um homem que sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo:

Assim são os poemas espalhados pelo site: cheios dos sentimentos mais profundos, mas ainda assim explicados da forma que só a poesia é capaz de explicar, o que torna todos os autores “gente como a gente”. Se você procurar, você vai encontrar pelo menos um relato com o qual você se identifica.

O site do Button Poetry em si cresceu muito nos últimos anos, e se tornou não só um espaço em que qualquer um possa ser um poeta, mas também um lugar em que as pessoas podem se conectar com os poetas independentes que conquistaram um espaço no mundo através da plataforma. Além de poesia, o site também tem um espaço para prosa, e oferece prompts, que funcionam como inspirações para que qualquer um possa ser um poeta.

A poesia existe há muito tempo, como uma forma única de expressar sentimentos, e graças ao Button Poetry, ela poderá continuar a existir por muito tempo.

eu toco teclado numa banda chamada internet.