Mais uma vez a Apple é cutucada pela concorrência. Para quem pensava que a guerra era só entre os dois gigantes Apple e Samsung, a Nokia fez questão de se fazer lembrada, novamente, nessa disputa. Em abril, a marca lançou um comercial bizarro, mas bem divertido, que mostrava com um certo tom de ironia a rivalidade entre os usuários do Galaxy e IPhone. Entre as tiradas desse filme publicitário, estavam citações que evidenciavam os pontos fracos das duas marcas, com piadinhas sobre idade, tamanho do aparelho e até mesmo um questionamento sobre a tecnologia. Com talvez mais ousadia, agora a Nokia coloca fãs da Apple como zumbis.

O recente comercial dos aparelhos Nokia Lumia 900, 920 e 925 trouxe uma alfinetada direta e caprichada aos fãs da Apple, vistos como zumbis pela concorrência. No vídeo, são explicitamente tachados assim pelo usuário do outro aparelho devido, teoricamente, ao flash da câmera do IPhone que, como todos sabem, é incômodo e reduz a qualidade das fotos. Com isso, visavam mandar o recado de que os donos de um Nokia Lumia não terá esse problema, pois ele proporciona, segundo a marca, “as melhores fotos em qualquer luz, até mesmo sem o flash”.

Mas, para qualquer pessoa ciente da rivalidade e da necessidade de sempre ter que atingir os applemaníacos, as imagens de mortos-vivos não foram simplesmente para destacar uma qualidade dos smartphones Nokia, há algo a mais nesses personagens. No outro comercial, a marca já foi bem direta ao retratar como chatos os donos de IPhone e apaixonados pela Apple, no mais recente, a Nokia não fez tão diferente, porém preferiu utilizar o sentido metafórico que os zumbis trazem para provocar os usuários fanáticos. Assim, a Nokia – mais uma vez – faz uso de uma publicidade ofensiva que precisa mexer com a grande concorrente para falar do seu próprio produto.

Estudante da ESPM e aspirante a publicitária e comunicóloga. Adora escrever qualquer coisa que não seja sobre ela mesma.