Spoiler: o termo que descreve as pessoas mais odiadas da mídia. Com a dominação avassaladora dos seriados, o spoiler é aquele estraga-prazeres que conta o que vai acontecer no próximo episódio antes mesmo de ele passar na televisão acabando com aquele sentimento de surpresa que nos deixa cada vez mais engajados e fanáticos.

O termo vem do inglês e significa basicamente aquele que estraga, que degrada. Só pelo nome já é possível perceber que não é um termo agradável. Mas e se uma das grandes criadoras de seriados dissesse que os Spoilers na verdade são um fenômeno bom?

A Folha de São Paulo é uma das nossas grandes spoilers. Nos deu o maior segredo do filme Os Suspeitos de Bryan Singer em uma nota de rodapé, de cabeça para baixo (o que deixou todo mundo mais curioso), e nos contou quem havia matado Laura Palmer, da série de David Lynch, Twin Peaks. É revoltante ver o ponto alto de algo que você quer assistir/ler ser divulgado antes mesmo de você poder adquirir, mas será que isso não desperta ainda mais a curiosidade daqueles que já tinham a intenção de descobrir o que foi revelado? Será que isso ainda não atrairia mais pessoas a querer entender o porque de levar a àquele desfecho dramático?

O Spoiler na verdade é um marketeiro sem nem mesmo ter essa intenção. Com base nisso, A Netflix desenvolveu uma estratégia surpreendente: não apenas aceitar os spoilers, como criar um app onde todas essas informações chaves fossem divulgadas. A empresa recebeu uma pesquisa da Harris Poll que descobriu que: 21% dos americanos estão de acordo com a divulgação imediata de uma grande reviravolta nas histórias; 94% não desistem de assistir algo por causa de alguma informação que foi divulgada; e que 13% ficam ainda mais interessados após ler o spoiler. A partir disso, o “Spoil Yourself”, o novo aplicativo da Netflix traz 30 pontos-chaves de suas séries e filmes, como House of Cards, a recentemente premiada Breaking Bad e Jogos Vorazes.

A Netflix já possui um formato de lançamento de seus programas que o deixa como alvo. Eles costumam lançar toda a temporada de uma série de uma vez só, o que faz alguns fanáticos assistirem todos os episódios de uma vez. E nada mais legal depois de ver uma série que te surpreende do que compartilhar com outras pessoas. Esse é o ponto-chave, se ela não tivesse surpreendido, talvez não teria tantos spoilers, as pessoas não sentiriam a necessidade de falar disso. Dessa forma, a Netflix acertou, os spoilers são uma boa propaganda para seus conteúdos.

 

 

Música, música e música.