Para marcar o final do Ano Chinês do Cavalo (a semiótica é básica aqui, hein) a Ford filmou um comercial do novo Mustang GT na cidade chinesa de Ordos, na província de Mongólia Interior (não é na Mongólia, não).

Antes de falar mais sobre o que isso retrata sobre a situação econômica da China e o boom imobiliário que dizem estar prestes a estourar por lá. Assista ao vídeo e inveje o motorista que pode dar essa voltinha com um Mustang:

A cidade de Ordos é a maior cidade fantasma do mundo apesar de seu empreendimento ter sido um sucesso. Sim, sim… Todos os apartamentos e casas e prédios foram vendidos, mas simplesmente ninguém mora lá.

Isso é um retrato do efeito que a construção civil chinesa tem no país. Por mais que existam possibilidades de investimento, uma pequeneníssima parte da população pode arcar com os custos desses imóveis.

Mas, antes de continuarmos: Imagina o quanto Hollywood não daria pra filmar um Transformers num lugar como esse?

Attacking-The-City-in-Transformers-3-Dark-of-the-Moon

Em contrapartida, vale lembrar de um episódio na história da China envolvendo a Cidade murada de Kowloon, onde no final dos anos 80 chegaram a morar 33 mil pessoas em uma área de aproximadamente 0,3km².

A área era controlada à princípio pelas tríades, organizações criminosas chinesas, e era um polo de prostituição e jogos de azar. Em 1987 o governo decidiu demolir a área e em 1994 a demolição do local estava concluída. A cidade murada de Kowloon é a maior favela vertical da história.

f8f0113fc3014f9f1465ca6b09fa897d

Sei que nessa matéria começamos com um comercial da Mustang , mas é importante traçarmos esse retrato da China, um país em pleno desenvolvimento mas que tem muito a evoluir em seu IDH e em qualidade de vida (e porque não em poder monetário) para a população.

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.