#éoquetemprahoje por Mauro Berimbau, 30/03/2010

O grupo de empresas indiano Godrej está se aventurando agora nos games.

Até onde entendi, Godrej é um grupo de empresas que atuam em vários setores: finanças, agricultura, engenharia industrial, mobília, segurança…
Agora estão se aventurando na construção de um mundo digital ao estilo Second Life, mas com características mais claras de game – menos “orkut” e mais “MMO”.

O game se chama GoJiyo. Pelo que pesquisei, ele oferece até mesmo prêmios em dinheiro (indiano, claro).

Segundo o tradingmarkets.com, Dubash, diretor executivo e presidente de marketing da Godrej, enxerga neste game duas possibilidades. A primeira é de ocupar um mercado em desenvolvimento e crescente, que é dos jogos eletrônicos. A segunda é de transformar os diversos produtos Godrej em uma espécie de “estilo de vida”, construindo através das experiências em jogo um eixo narrativo que proporcione para consumidores em geral uma idéia de “mundo possível de marca”.

A aliança entre mundo possível de marca e mundo possível em games vem acontecendo há algum tempo, mas é apenas mais recentemente que vemos estas relações de modo mais claro.�
A idéia da Godrej, de criar um “estilo de vida” da marca, não é inovadora: Nike, McDonalds, Harley Davidson, Coco Chanel, Ferrari, Coca-Cola são algumas das marcas que vêm realizando esta estratégia há pelo menos duas décadas.�
Talvez a inovação da Godrej esteja em partir do jogo eletrônico para a criação do mundo possível de marca, tendo o game como o elemento-chave da campanha de marca, ao invés de utilizá-lo apenas como um suporte de uma campanha maior.

Twitter: @NewronioESPM