Sinapse por Vince Vader, 24/11/2009 às 19h00

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No post dessa semana, dando continuidade a esta série de artigos, vamos falar um pouco sobre a criação de roteiros, plots e metaplots. Vamos iniciar pelas regras básicas do jogo, onde destacamos duas guias fundamentais guiam uma boa estruturação de game:

1.Pra quem ele será feito?
2.Você pesquisou exaustivamente o tema principal?

Não precisa discorrer muito para a primeira questão. Saber quem é o público-alvo do jogo é essencial. Imagine um game como Super Mario Bros, ele segue uma linha que provavelmente abrange um público infantil maior que o clássico de terror Resident Evil.

Quando falamos em advergames a situação dobra de responsabilidade, pois como temos um produto/marca envolvido, temos que acertar mais em cheio para que o usuário/target acesse ele.

Definido isso, é essencial ter em mente o que o jogo será: um RPG, um first person shooter, um adventure, um MMORPG, um advergame? Assim definimos como a história será contada.

E chegamos a uma parte crucial que é a definição de um Metaplot, que é nada mais, nada menos que a trama principal Que deve ser curta o suficiente para ser explicada em um parágrafo. Imagine que uma pessoa te encontre em um elevador e pergunte “Sobre o que é o jogo que você está fazendo?” Agora imagine que você tem 4 andares para explicar pra ela. Então, esse resumo do jogo tem que conter o Metaplot, a trama principal.

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Pensemos em alguns bons exemplos entre games e advergames:

Metal Gear: Um superespião é designado para combater um grupo de terroristas que pretendem roubar um projeto revolucionário de arma de guerra que pode colocar em risco toda humanidade. (fonte: game dev)

Vivo em Ação 3: o jogador deve recuperar 6 partes de uma inteligência artificial para celulares que foi sabotada.

Lego Star Wars: você comanda todos os personagens da série Star Wars, mas em um mundo feito de lego, seguindo uma paródia bem-humorada do filme

Dentro do Metaplot se desenvolvem os subplots. Tramas menores que irão permear os capítulos até o grande desafio final. No jogo “Megaman”, o grande desafio do herói é vencer o vilão Dr. Willy, para isso ele passará por vários “chefões de fase” que irão oferecer desafios variados em temas diferentes (mundo do gelo, mundo do ar, mundo do fogo, etc…)

Em nosso próximo artigo falaremos um pouco mais sobre a roteirização de um game e vamos analisar de maneira breve um grande clássico moderno de jogo eletrônico. Até lá!

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