Sinapse por Mariana Carvalho, 12/07/2010
“Olha o que fizeram com as suas fotos”. “Se possível, encaminhe meu currículo em anexo”. “Você viu as fotos da festa de ontem?”. “Confirme sua conta e senha para continuar”. Quem nunca se deparou com mensagens desse tipo no e-mail, spams, sites indesejáveis, amigos com vírus, e, pior ainda, quem já se deparou tendo que mandar um recado para esse tal amigo ingênuo dizendo: “Acho que você está com vírus”. Pois é, imagino que a grande maioria. Para “brincar, mas falar sério”, o site Phish-no-Phish, criou uma sequência com dez páginas de sites para o internauta descobrir qual dos dois websites é o verdadeiro, e qual é fraude.
Depois da escolha de qual website é fraudulento, o site diz qual é (independente se você acertar ou não) e explica o motivo daquele site ser considerado phishing.
No exemplo abaixo, nota-se um número um tanto quanto estranho na barra de endereços. Ok, essa até foi fácil. Mas, conforme os sites vão passando, as armadilhas estão mais escondidas e, assim, ficando mais difíceis de serem encontradas.
Entre no site e veja se você é um bom observador, ou é alvo fácil para os golpistas da internet.
Twitta aí: @NewronioESPM @mapcarvalho