Cerca de 10.000 crianças morrem de câncer anualmente no Brasil. Todos sabemos que a dor de receber um diagnóstico de câncer é imensurável, pior ainda em crianças – que “mal tiveram tempo de viver”. Apenas 60% dos casos de câncer infantil são curados e isso é muito pouco.

As crianças diagnosticadas com câncer do hospital Amaral Carvalho, em Jaú, não são diferentes. Entretanto, elas conseguiram algo que pode ajudar e trazer um espírito otimista para uma doença tão aterrorizante. Segundo as próprias crianças, o que elas mais sentem falta após o início do tratamento, é de ver seus familiares.

Nesse sentido, o próprio hospital criou um ursinho intitulado “Elo” com uma teconologia que transmite mensagens de voz do whatsapp dos familiares, para as crianças.

Para ativar as mensagens, basta apertar a mão do brinquedo. O vídeo da reação dos pais ao falarem com seus filhos é emocionante.

Outra iniciativa lançada ano passado pelo Hospital A.C. Camargo, foi a de encorajar e entreter as crianças com uma ala do hospital customizada com super-heróis. A iniciativa fazia alusão à força dos super-heróis na luta contra os vilões, que deveria ser a mesma “força” que os diagnosticados deveriam ter para lutar contra a doença.

cancer_herois1

É emocionante a forma como esses hospitais se utilizam de atitudes “simples” para promover a felicidade dos pacientes que passam por esse processo extremamente complicado e como isso muda o emocional das crianças. Uma ação certeira e um modelo a ser seguido.

Futura publicitária, aspirante a cantora e amante do Rock 90's.