Seria o “imediatismo” a fórmula do sucesso do Snapchat? Talvez. Mas, será que ela pode ser aplicada ao Twitter? Essa é a proposta do desenvolvedor Pierre Legrain com o novo programa Twitter Spirit, que apaga os tuítes depois de um tempo determinado pelo usuário. Funciona assim: você acessa a ferramenta, autoriza a conexão com a sua conta do Twitter e depois de receber um tuíte da equipe do programa confirmando que sua conta está ativa é só acrescentar no seu post uma hashtag com o “tempo de vida” desejado, como, por exemplo, #5m, para cinco minutos, #1h, para uma hora e #2d, para dois dias.
As imagens rápidas, únicas e quase impossíveis de serem salvas do Snapchat caíram no gosto justamente pela diversão da instantaneidade e da exclusividade da foto que você recebe e que provavelmente não vai ver mais. Porém, a ideia de colocar um prazo nos posts do Twitter apesar de parecer a repetição de um mesmo modelo, não faz tanto sentido – se pensarmos por esse lado -, pelo simples fato de já ser uma rede social focada no que está acontecendo no momento, uma vez que os tuítes vão sumindo da timeline de acordo com o surgimento de outros mais recentes.
Mas, é claro que essa ferramenta pode agregar alguma coisa aos usuários do Twitter. Se imaginarmos um perfil cuja finalidade é o envio de avisos meteorológicos, o Twitter Spirit pode ajudar a evitar que haja um mal entendido, permitindo que esses avisos não sejam reenviados quando a tempestade já não estiver no mesmo lugar.
Vale lembrar que esse programa pode ir contra os princípios da rede social, tirando a exatidão dos números de tuítes feitos sobre determinados assuntos e até a graça dos Trending Topics.