A Converse é uma marca que sempre soube falar com o seu público, por possuir uma linguagem jovem e sempre encaixar seus produtos em assuntos que estão em alta no momento. Mais do que isso, sempre reconhecemos quem usa tênis All Star como um jovem ou jovem adulto “diferentão”, que não tem medo de se expressar por meio de suas roupas, e isso se mistura ao jeitinho da marca de falar sobre qualquer coisa.

A nova campanha da Converse se encaixa muito bem na identidade da marca, que foi divulgada nas redes sociais. Ela envolvia vídeos e fotos que retratam aqueles momentos dignos de “história para contar para os netos”, e em todos eles o personagem principal usa um All Star. O slogan arremata a campanha: “toda história é verdade”.

As peças são extremamente minimalistas mas também geraram uma resposta gigante do público alvo, que se identificou com as histórias.

https://www.instagram.com/p/BphwSRZHPOk/?hl=pt-br&taken-by=converse_br

https://www.instagram.com/p/Boj03OJHI0O/?hl=pt-br&taken-by=converse_br

A campanha foi um sucesso no mundo inteiro, e a embaixadora da marca no Reino Unido, a Millie Bobby Brown, também fez um vídeo contando a sua história de verdade. Num papo descontraído dentro do carro, ela fala sobre como ninguém é obrigado a seguir o padrão que a sociedade impõe:

O vídeo, que era para ser sobre uma mensagem de aceitação, foi até um pouco polêmico: a Advertising Standards Authority (ASA), ou o CONAR do Reino Unido, recebeu algumas reclamações de pessoas que acreditam que expor uma celebridade jovem em uma posição que não é segura dentro de um carro pode influenciar outras crianças e jovens negativamente.

A Converse logo respondeu que o vídeo era direcionado a adultos, que é o público que consome o conteúdo do qual Millie faz parte, e que também já tem discernimento sobre o que é certo e o que é apenas encenação em um comercial. Mais do que isso, a marca defendeu que o foco é a fala da atriz, e isso que deveria receber a atenção. Assim, a ASA deixou o anúncio no ar. Até porque, não tem como não deixar, quando a mensagem de Millie faz parte de uma lista de embaixadores que também tem Idris Elba.

Seja respondendo polêmicas ou lançando campanhas virais, a Converse sempre deixou sua identidade muito clara para quem quiser ver: isso reflete no seu público, que continua a consumir seus produtos para fazer as próprias histórias.

eu toco teclado numa banda chamada internet.