Sempre fomos acostumados a acompanhar histórias de forma linear. Em filmes ou em teatros clássicos há sempre a divisão entre o espectador e a tela, direcionando o olhar de quem está assistindo sempre para um lugar desejado. O Google, procurando quebrar tal modo linear de contar histórias e ainda promover o Google Art Copy & Code, produziu mais uma série de filmes curtos. Neles há diversas histórias acontecendo ao mesmo tempo e o local para onde o espectador escolhe olhar influencia a percepção sobre cada personagem e a visão da história como um todo.

1g-googles-cheesy-short-film-is-also-quietly-brilliant

“Tabel” é o mais novo curta em 360 feito pela Google Art Copy & Code. Ele conta a história de uma pessoa que está sentada em um restaurante a espera de um convidado. Enquanto o convidado não chega, a personagem, que na verdade é o telespectador com VR, observa e escuta as conversas de mesas em volta. Há uma mesa com um crítico gastronômico, outra com a mulher do prefeito esperando sua chegada, uma DJ em uma mesa de som, outra mesa com um engenheiro, uma designer e uma arquiteta e por fim outra mesa com um casal brigado.

Apesar do ambiente ser um restaurante, o curta em geral é uma alegoria a não ação das pessoas frente a problemas globais.

Como a tecnologia interfere na história é bem interessante, já que olhar para um determinado espaço em detrimento de outro interfere na percepção do espaço construído. Porém, o roteiro não é o melhor possível e poderia ter mais interação e pontos de contato entre as diferentes mesas e histórias. Mesmo assim, Tabel é uma experiência diferente e pode ditar uma nova tendência no modo como assistimos filmes e curtas.

É possível assistir o curta “Tabel” completo aqui.

 

O menino alto apaixonado por desenho, música, comida e viagens. Canal Off, eu te amo.