Esqueça gráficos e tabelas. Deixa de lado as metas de venda e o hard sell. No campo da propaganda, vender não deve nortear toda a comunicação. Ok, a propaganda faz parte de um plano de comunicação que pode ter, como um de seus objetivos, aumentar vendas.

Mas para a propaganda, ter só isso como objetivo é um grande erro.

A propaganda não é um direito, é um privilégio. Nenhum espectador é obrigado a ser exposto a 30 segundos de alguém tentando desesperadamente lhe enfiar produtos e preços goela abaixo.

Hoje em dia a propaganda deve funcionar muito mais como entretenimento do que como propaganda. Nunca foi tão fácil “mudar de canal” durante a propaganda (ou você não pula os comerciais do Youtube?).

Para o FIAP, Festival Iberoamericano de Publicidade, que esse ano acontece na Cidade do México, a agência DKP tentou transpor para o dia a dia o que seria uma propaganda focada apenas em vendas.

O resultado é bastante desagradável.

Se algum dia você estiver trabalhando com isso, seja em agência ou como cliente, lembre-se disso. E não tenha medo de ousar e criar algo que fale menos do seu produto e mais de qualquer outra coisa que seja interessante.

Minha barba. Minha vida.