Alfonso Cuarón, Tim Burton, os irmãos Coen, Terrence Malick e Iñárritu, todos esses diretores tem algo em comum, o vencedor de 3 Oscars por fotografia, Emmanuel Lubezki.
O mexicano ficou conhecido por seus últimos trabalhos que lhe garantiram a estatueta, mas há muito mais por trás de suas lentes.
O Regresso e mais outros 39 filmes, como Gaiola das Loucas, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, Queime Depois de Ler e Encontro Marcado fazem parte do portifólio deste diretor de fotografia que possui um estilo único na indústria.
Algumas imagens já se tornaram a assinatura de Lubezki de alguns anos para cá, como as longas cenas de natureza e paisagens que já vimos nos filmes de Malick e Alejandro. Em suas composições, o fotógrafo busca captar ao máximo as peculiaridades e o modo como a luz natural afeta a paisagem, os próprios atores e o clima que ele deseja transmitir. Lubezki sabe utilizar bem esse elemento e por conta disso, as cenas não soam como algo que foge da narrativa, mas que a completa.
Cena de A New World, Terrence Malick (2005).
Cena de Tree of Life, Malick (2011).
Chivo, como é apelidado, possui um estilo único de filmar que garante um resultado completamente diferente para cada diretor com quem ele já trabalhou. Dependendo do gênero e do tom do filme, Lubezki gosta de utilizar dois estilos para ressaltar as expressões e emoções dos atores em cada take. O primeiro, busca mostrar o lado sombreado do rosto mais voltado para a câmera e outro há uma divisão por completo claro e escuro. Além disso, para exaltar as atuações dos atores, Chivo busca sempre deixar apenas em evidência as faces e o fundo fica embaçado.
Cena de Sleepy Hollow, Tim Burton (1999), primeiro estilo.
Cena de Children of Men, Alfonso Cuarón (2006).
Cena de To the Wonder, Terrence Malick (2012).
Aos que conheceram o trabalho de Lubezki graças ao longa Birdman, é possível notar que o fotógrafo gosta e muito de longos takes que parecem intermináveis, mas que trazem um clima de tensão e nervosismo na cena. Existem até alguns boatos que durante as gravações de Birdman, Emma Stone errou algumas falas e tudo teve que ser regravado.
Confira a cena de Children of Men abaixo.
Emannuel Lubezki é muitas vezes deixado em segundo plano e todo o brilhantismo fica para o diretor, mas Chivo que é responsável por nos entregar imagens e fotografias incríveis.
Ps: Se você quiser conferir um compilado do seu trabalho, confira o vídeo abaixo.
Você precisa fazer login para comentar.