Nos idos dos anos 90 – quando a publicidade brasileira começou a ganhar musculatura, ser reconhecida internacionalmente com prêmios e os investimentos em comunicação começaram a ficar mais portentosos, esse segmento passou a chamar a atenção de muitos vestibulandos (como eu) e o foco da maioria desses alunos de comunicação era somente um: trabalhar em uma grande agência de publicidade, preferencialmente na cidade de São Paulo.
E vamos lembrar que não haviam tantas agências como hoje: a mais cobiçada era a Almap BBDO (e isso continua) a DM9 DDB, a W/Brasil (de DNA puro), Talent (hoje Talent Marcel) a DPZ, a F/Nazca Saatchi and Saatchi e não passava muito disso. Naqueles dias Wieden & Kennedy, AKQA, Africa e tantas outras que hoje são referência no mercado brasileiro, não tinham nascido ou aterrissado por aqui ainda.
Então imaginem a ferrenha concorrência que era para entrar em uma dessas agências, nem que fosse para começar como estagiário (quase) nada remunerado e com horários insanos de trabalho? Sem muita margem de erro, era como a peneira para se tentar a sorte em um grande time brasileiro de futebol: muitos boleiros para poucas vagas.
De lá para cá algumas coisas não mudaram: o estagiário certamente trabalha em um regime que exige muito e paga pouco e a concorrência para se entrar em uma grande agência pode não ser tão grande como há 2 ou 3 décadas, mas ainda existe mais gente batendo nas portas dessas agências do que empregos disponíveis.
Existe, no entanto, um aspecto radical de mudança nesse mercado de trabalho: existem muito mais oportunidades de trabalho hoje em empresas que estão no Brasil há poucos anos e que estão interessadas nesses mesmos alunos de comunicação que se engalfinhavam para trabalhar apenas em um punhado de agências de publicidade há alguns anos. Google, Pinterest, Facebook e Warner são algumas que podemos citar.
Esse será o foco dessa coluna nas próximas semanas: como é trabalhar em empresas que têm um perfil diferente das tão cobiçadas agências de publicidade? Qual o foco, como é o dia a dia e o que tem de interessante nesses lugares relativamente novos para se trabalhar?
Nas próximas semanas teremos o primeiro entrevistado que vai contar tudo isso para gente.
Aguardem e boa semana!
Darlan Moraes Jr
Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann.
Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
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