Aqui estou eu, mais uma vez, encaixando as peças… Um tempinho atrás, rolou aqui na Campus Party um debate sobre monetização da blogosfera, com Leonardo Galvão (Mercado Livre), Thiago Lobão (Buscapé), Regis Andaku (UOL), Ricardo Wright (Google Adsense) e Marcos Tanaka (Boo-Box) como moderador.

A partir daí, fiquei com vontade de escrever sobre o assunto e, quem sabe, levantar aqui um debate sobre post pago (já que agora a gente também tem o quadrinho de pesquisas ;P). Quando, de repente, vi no Sedentário um gráfico feito pelo Gordo Nerd, que rankeava as razões pelas quais os brasileiros criam blogs.

Infelizmente, os resultados não me agradaram muito. Tudo bem que eu não tenho certeza da qualidade da pesquisa, mas o fato é por volta de um terço das pessoas responderam que criam blogs pelo simples fato de ganhar um dinheirinho extra.

 grafico_razoespelasquaisosb2

 Vendo esta pesquisa, eu me pergunto onde estão todos os blogueiros que ao vivo ou pelo twitter estavam criticando os posts pagos e até que ponto estas críticas são legítimas. A maior discussão gira em torno da credibilidade que é perdida quando há uma empresa pagando por trás, mas será que, para muitos (e é bom lembrar que eu não estou generalizando), criar um blog não foi somente uma tentativa de “faturarem um troco e complementarem a renda familiar”?

Marcela Alvarez, 22 de janeiro às 18h 30min.