Contexto

Para você que pode não saber, a Marvel é a propriedade intelectual mais lucrativa da Disney, criando filmes, séries, desenhos animados, jogos, quadrinhos e, principalmente, merchandising, gerando bilhões para o rato mais famoso do mundo. 

No cinema, a Marvel consolidou um universo cinematográfico único e expandido de dar inveja para qualquer outra empresa, no qual para entender tudo você talvez precise fazer um pequeno tcc sobre o assunto, e, como eu tenho muito tempo livre (ou só não faço o que eu tenho que fazer), aí vai uma pequena explicação.

Primeiramente, você precisa saber que passamos pela “Saga do Infinito” composta por 23 filmes e 3 “Fases”, indo desde 2008 com o filme do primeiro Homem de Ferro a 2019 com Homem-Aranha: Longe de Casa e tendo como ápice Vingadores: Ultimato.

Mas depois de todo esse sucesso, veio a pergunta: para onde vamos agora?

Após um pequeno hiato devido à pandemia e ao fato dessa pergunta ainda não ter uma resposta definida, a Marvel voltou com a “Fase 4” começando com a série Wandavision em 2021, tendo seu ápice com Homem-Aranha: Sem Volta para Casa também em 2021 e está prevista para terminar com Mulher-Hulk: Defensora de Heróis e Pantera Negra: Wakanda para Sempre, ainda em 2022; o grande diferencial dessa fase é o serviço de streaming Disney Plus, que possibilitou a criação de séries. Só nessa fase, tivemos 7 filmes e 8 séries para acompanhar nesse universo cinematográfico em constante expansão (algo que pode ser a explicação para a crise do CGI da Marvel que muitas pessoas de dentro e fora da empresa vêm criticando).

Recentemente tivemos a San Diego Comic Con 2022, na qual o produtor executivo da Marvel Kevin Feige, vulgo o Zé do Boné, anunciou seus planos para o futuro.

Ele estabeleceu que as Fases 4, 5 e 6 vão formar a “Saga do Multiverso” , conceito no qual diz que existem múltiplas realidades com infinitas possibilidades, como, por exemplo, uma realidade na qual a DC tem uma saga de filmes mais consolidada que a Marvel.

Agora eu vou explicar um pouco sobre os futuros projetos da Marvel e o que sabemos sobre eles por enquanto.

Final da Fase 4

  • Mulher-Hulk: Defensora de Heróis (2022)

Série de comédia que conta a história de como a advogada Jennifer Walters (Tatiana Maslany), prima do Bruce Banner (Mark Ruffalo), vulgo o Hulk, se transforma na Mulher-Hulk e como isso impacta sua vida e carreira. A série promete quebrar a 4a parede e trazer uma aparição do Demolidor (Charlie Cox).

  • Pantera Negra: Wakanda para Sempre (2022)

Do mesmo diretor do primeiro filme (Ryan Coogler), esse filme promete ser muito emotivo, porque não teremos a participação do Pantera Negra original (Chadwick Boseman), pois o ator nos deixou em 2020 devido a um câncer. Resta saber como eles vão honrar o legado do ator e quem vai substituí-lo. Sobre a história sabemos que a nação de Wakanda vai enfrentar o Namor (Tenoch Huerta), tipo um Aquaman malvado da Marvel e também teremos a introdução da Coração de Ferro (Dominique Thorne), personagem que nos quadrinhos prova ser tão inteligente quanto o Homem de Ferro e faz uma armadura usando sucata. 

Fase 5 (2023 a 2025)

  • Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)

Após os eventos de Vingadores Ultimato, o Homem-Formiga (Paul Rudd) e a Vespa (Evangeline Lilly) tentam seguir suas vidas, mas acabam se deparando com Kang, o conquistador (Jonathan Majors), que foi introduzido na série do Loki, através de uma variante que impedia o multiverso de existir; diferente da anterior, essa veio para conquistá-lo.

Esse é o único projeto futuro que teve um pôster revelado

  • Invasão Secreta (2023)

Esse é um dos projetos mais nebulosos, pois, além de trocar de logomarca algumas vezes, vai contar a história do Nick Fury (Samuel L. Jackson) e Maria Hill (Cobie Smulders) junto dos alienígenas metamorfos Skrulls no espaço e na Terra. Também teremos uma participação do Máquina de Combate (Don Cheadle) e a participação da Emilia Clarke no elenco regular da série, mas uma coisa é certa: não podemos confiar em nenhum personagem desta série.

  • Guardiões da Galáxia Volume 3 (2023)

O último filme dos Guardiões promete um fim trágico ou feliz para a equipe e vai explorar o passado do Rocket Raccoon (Bradley Cooper) devido ao novo vilão do filme, o Alto Evolucionário (Chukwudi Iwuji). Veremos a conclusão da Gamora (Zoe Saldana) de outra realidade e a introdução do Adam Warlock (Will Poulter).

  • Echo (2023)

Teremos a série da Echo (Alaqua Cox) que é a sobrinha do Rei do Crime (Vincent D’Onofrio) apresentada na série do Gavião Arqueiro. Nessa história, provavelmente veremos ela lutar contra o tio. A série também promete outra aparição do Demolidor.

  • Loki 2 (2023)

A 2a temporada vai continuar exatamente de onde a 1a parou, com o Kang dominando a TVA. Essa série vai ser ainda mais crucial para a saga do multiverso, visto que foi o Loki quem abriu essas portas e através dele vamos entender mais sobre o Kang.

  • As Marvels (2023)

O filme promete reunir a Capitã Marvel (Brie Larson), Ms. Marvel (Iman Vellani) e a Monica Rambeau (Teyonah Parris) para alguma aventura cósmica envolvendo novamente os Skrulls nos cinemas. 

  • Blade (2023)

O maior e mais famoso caçador de vampiros da Marvel está de volta aos cinemas, dessa vez na pele do oscarizado Mahershala Ali e fazendo parte do MCU, lembrando que ainda teremos a participação do Kit Harington como Cavaleiro Negro.

  • Coração de Ferro (2023)

Depois de ser introduzida em Pantera Negra 2, Riri Williams (Dominique Thorne) irá protagonizar sua série solo. Mais detalhes ainda não foram revelados.

  • Agatha: Coven do Caos (2024)

A série vai mostrar um pouco mais sobre a história da Agatha (Kathryn Hahn), a vilã de Wandavision. Ainda não foi especificado se a série se passará antes ou depois do confronto com a Feiticeira Escarlate. 

  • Demolidor: Nascido de Novo (2024)

Finalmente, teremos o retorno do Demolidor (Charlie Cox) em uma série solo com 18 episódios já encomendados, resta saber se os acontecimentos na série da Netflix vão valer ou se veremos coisas novas do personagem. 

  • Capitão América: Nova Ordem Mundial (2024)

Depois que Sam Wilson (Anthony Mackie) recebeu oficialmente o manto de Capitão América na série Falcão e o Soldado Invernal, veremos um filme no qual ele será o protagonista. 

  • Thunderbolts (2024)

O último projeto da fase 5 aparenta ser uma equipe de supervilões que vai ser formada pelo governo para alguma missão secreta. Ainda não está confirmado mas podemos supor que os personagens Valentina Allegra de la Fontaine (quem está reunindo o grupo), Agente Americano, Yelena Belova (nova Viúva Negra), Abominável, Barão Zemo e outros personagens façam parte da equipe.

  • Curtas especiais

Apesar de não estarem na linha do tempo, já temos confirmado um especial de Halloween do lobisomem e um especial de natal com os Guardiões da Galáxia

Fase 6 (2024 a 2025)

  • Quarteto Fantástico

Vamos abrir a fase 6 com um filme do Quarteto Fantástico que não tem diretor nem atores definidos, mas promete não ser um filme de origem e, quem sabe, o Doutor Destino como  um vilão realmente à altura do personagem.

  • Projetos Ocultos

Nem tudo foi mostrado, temos algumas datas reservadas, mas sem nenhum projeto, podemos apenas supor que possivelmente teremos:

  • Deadpool 3
  • Doutor Estranho 3
  • Guerra das Armaduras
  • Homem-Aranha 4 e 5
  • Shang-Chi 2
  • Eternos 2
  • Série das Dora Milaje 
  • Motoqueiro Fantasma?
  • Filhos da Meia-Noite?
  • Jovens Vingadores?
  • X-Men ?
  • Vingadores: Dinastia de Kang (2025)

O 5° filme dos Vingadores provavelmente vai ser composto por uma equipe nova, mas somente pelo título sabemos que o Kang (de Loki e Homem-Formiga 3) e suas variantes serão a maior ameaça da história.

  • Vingadores: Guerras Secretas 

O último filme da fase 6 será muito ambicioso pois, pelo título, promete adaptar os quadrinhos de mesmo nome, no qual vários super heróis se reúnem para evitar uma Incursão (Colisão entre duas Terras ou até mesmo duas realidades do multiverso), evento que provavelmente vai ser causado por Kang, então podemos esperar muitas variantes e muitas batalhas.

Conclusão

Eu gosto muito da Marvel e planejo assistir tudo, mas eu sou meio doido e reconheço que spin-off de spin-off é sacanagem demais mas, enquanto o gênero de super-herói continuar dando dinheiro, eles vão continuar fazendo. Ao menos, fico feliz que uma linha de chegada foi traçada e depois de toda essa fase 4, que foi altamente criticada, finalmente estamos encaminhando para algum lugar, ou vários no caso, já que o multiverso já é real.

Ainda em Agosto teremos o Disney Investor  Day (Dia do Investidor da Disney) e em Setembro teremos a D23, uma convenção própria da Disney. Ambas prometem trazer mais novidades sobre as futuras produções da Disney.

Isso é tudo por enquanto. Obrigado por ler e até a próxima!