Às vesperas do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano nos Estados Unidos e maior evento publicitário mundial, a grande maioria das marcas se enquadra em uma de duas categorias: aquelas que gastam uma fortuna por um espaço ínfimo em algum dos intervalos da final e apresentam uma propaganda grandiosa e ostensiva e aquelas que, não tendo o orçamento para tal, ficam apenas sonhando com o ano seguinte e se serão capazes de se expor no evento. Algumas poucas marcas não se enquadram exatamente nessa divisão. É o caso da Newcastle Brown Ale, cerveja Ale mais vendida no Reino Unido e distribuída nos EUA pela Heineken.

Talvez mais do que não se enquadrar, a marca abraça essa divisão. Junto com a agência Droga5, a marca lançou sua campanha If We Made It, falando sobre, bem, o comercial que fariam caso tivessem dinheiro para isso. Repleto de bom humor, o teaser do comercial que “mudaria o mundo das propagandas de cerveja” tem tons épicos e narração impagável. Falam dos gorilas alienígenas que usariam, dos tubarões dançarinos, das meninas de biquinis enfrentando robôs gigantes e fazem até piada com o fato de serem proibidos por lei de mencionar o Super Bowl, apresentando-o censurado, como se fosse um palavrão.

A campanha inteira, incluindo storyboards e histórias que aconteceram ou poderiam acontecer caso o filme fosse feito, estão em www.ifwemadeit.com

A estratégia de associar uma marca a um evento sem autorização ou compra de espaço é chamada de Ambush Marketing, ou Marketing de Emboscada. É uma estratégia bastante arriscada, uma vez que muitos eventos possuem mecanismos legais para punir marcas que se utilizam de seu nome ou imagens sem a devida autorização. Uma das marcas mais famosas por seu marketing de emboscada é também, curiosamente, uma das marcas mais famosas do mundo, a Nike. O caso das Olimpíadas de 2012 é notório, as leis contra a utilização indevida de imagens obrigou até mesmo açougueiros, floristas e pequenas lojas do comércio londrino a retirarem produtos que simulassem os arcos do evento. A marca Nike foi apontada como a mais lembrada durante as Olimpíadas sem nem mesmo ser uma das patrocinadoras oficiais do evento (caso da concorrente Adidas). Segue o anúncio Find Your Greatness, responsável pelo feito.

Minha barba. Minha vida.