O Funk nasceu nos Estados Unidos por volta de 1965. É um estilo derivado do Jazz misturado com o R&B e combinado com o Soul. Neste estilo o importante é o ritmo, a batida, o groove. A melodia e a harmonia ficam então para segundo plano.

Músicas de Funk giram em torno de apenas um acorde, conhecidas pelo ritmo de batidas repetitivas sincopado (deslocação da acentuação da parte forte do tempo para a parte fraca do tempo, ou contratempo).

O ritmo traz uma batida dançante, com bateria e baixo elétrico, ainda contando com uma seção de metais.

E é claro, não dá pra falar de Funk, sem falar do “Godfather of Soul”(Padrinho do Soul), o iniciador de uma nova época e desse novo estilo: James Brown.

James_Brown_Live_Hamburg_1973_1702730029

Brown nasceu em Barnwell na Carolina do Sul em 3 de maio de 1933. Morava em um barraco de um cômodo só, perto da fronteira com a Georgia.

Sua vida pessoal começou muito turbulenta, seus pais se separaram quando ele tinha apenas 4 anos. Depois do acontecimento, ele foi morar com a sua tia Honey, que trabalhava em um bordel, em Augusta, na Georgia.

Eles viviam em extrema pobreza, então fazia todo tipo de trabalho para tirar alguns centavos. Aos 9 anos, conseguiu dinheiro suficiente para comprar uma cueca, a primeira que comprou em uma loja e aos 12 foi dispensado da escola por não ter roupas suficientes.

Assim, começou a trabalhar em tempo integral em seus vários empregos, inclusive cantando no coral da igreja, onde desenvolveu sua voz única.

Durante sua adolescência foi condenado a 3 anos de prisão. Lá conheceu Bobby Byrd, com quem fez uma parceria musical no grupo vocal de R&B “Famous Flames”.

Um dia tocando em Georgia, foram descobertos por um caça talentos da King Records, este que lhes ofereceu um contrato. Seu primeiro single fez um estrondoso sucesso.

Graças ao sucesso da música, Brown caiu na estrada em turnê, abrindo shows de grandes nomes da música como BB King e Ray Charles. Surgiu-se então a necessidade de que lançassem mais um sucesso, e assim nasceu “Try Me”que atingiu o topo das paradas de R&B e iniciou a carreira do cantor.

Depois desse grande start, o Famous Flames lançou vários sucessos, atingindo sempre os Tops.

Ele trabalhava muitas noites por semana o que lhe rendeu o título de “The Hardest-Working Man in Show Business”.

Além de ser um cantor incrível, Brown também era um dançarino excepcional, e criou diversos “passos” que fazem sucesso até hoje, como o “mashed potatos”.

Em 1962, houve um marco em sua carreira, gravou, contra a vontade de sua gravadora, um álbum inteiro ao vivo no The Apollo. Fez um grande sucesso atingindo segundo lugar das paradas.

Na metade dos anos 60, gravou suas músicas mais famosas, como “I Got You (I Feel Good)” e “It’s a Man’s Man’s Man’s World”.

(Como não dançar com essa música?)

(E como não se arrepiar com essa?)

Gravou nessa época também, a música”Papa’s Got a Brand New Bag” , considerada a primeira música do gênero Funk.

James Brown também é conhecido por apoiar causas sociais. Um de seus singles, “Don’t Be a Dropout”, foi feito com o intuito de incentivar a educação.

No ano de 1968, quando ocorreu o assassinato de Martin Luther King, Brown fez um concerto ao vivo televisionado, para evitar a violência e o tumulto no local, e funcionou. Meses depois, ele gravou “Say It Loud”, um hino inspirador de protesto.

Nos anos 70, sua carreira caiu um pouco, apesar de estar gravando vários hits como o “Sex Machine”

Porém em 1980, voltou com um sucesso no filme The Blues Brothers e em 1985, com “Living in America” destacada em Rocky IV.

Em 1986, entrou para o Hall da Fama. Logo depois disso, ficou dependente de drogas e em depressão. Devido a uma perseguição em alta velocidade, Brown voltou para a prisão. Depois de solto voltou às turnês, mas logo ocorreu outra perseguição e ele foi levado para reabilitação de drogas.

James Brown, aos 73 anos, faleceu após uma luta contra a pneumonia em 2006.

Foi o grande criador do Funk e inspirou e continua inspirando diversos estilos musicais e artistas.

Música, música e música.