Não é novidade que existam centenas de ferramentas para avaliar situações referentes ao desempenho dos meios e veículos de comunicação. As agências, empresas e os próprios veículos precisam estar antenados onde o público está e ao que eles estão assistindo, ouvindo ou lendo. A novidade mesmo está nos números que o Projeto Inter-Meios divulgou sobre o primeiro semestre de 2008.

Primeiramente, para os que não estão muito inteirados no assunto, este é um projeto realizado pelo jornal Meio & Mensagem para avaliar o investimento publicitário em mídia no Brasil. As agências, empresas e veículos, enviam informações exclusivas que são avaliadas pelo Projeto e divulgados de volta. Não, nós, simples mortais, não temos acesso aos dados.

Porém, alguns blogs divulgaram na última semana alguns dados interessantes. Então, vamos a eles…

Segundo Ralphe Manzoni Jr., do blog Idéia 2.0, “No semestre, a verba publicitária geral cresceu 16,3%, atingindo o montante de 10,6 bilhões de reais. A televisão ficou com a maior parte deste dinheiro, 58,53%, seguido de jornal (17,31%), revista (7,97%) e rádio (4,34%).”.

Tá, tudo bem, nada de muito interessante até aqui, mas chupa essa manga: a internet tem 3,36% de participação no total de investimento publicitário, ficando a frente da televisão paga!

Partindo do pressuposto que os gastos para se divulgar na internet são relativamente pequenos, é relevante discutirmos aqui, agora com dados concretos, o tamanho desta mídia e sua importância para a publicidade. Enquanto a TV aberta teve taxa de crescimento de 14,8%, a internet teve nada mais nada menos que 45%, ou seja, quase três vezes maior do que o crescimento da verba publicitária geral.

 
Gráfico tirado do
ADivertido.

Dados como este, são fundamentais para as empresas e agências avaliarem seu desempenho e, desta forma, coordenarem seus esforços de vendas. Além disso, eles são fatores relevantes nas decisões do mundo publicitário. Estes dados não só ajudam a verificar onde está o target da empresa, como, também, explicam a criação de novos tipos de agência especializada em certa mídia. Não preciso nem dizer que, por ora, a sensação são aquelas voltadas para o mundo digital.

A reportagem “Espírito ousado e atmosfera cool”, publicada na revista Meio Digital de Julho/Agosto de 2008, conta que o grupo inglês Aegis passou por uma reestruturação estratégica, escolhendo a área digital como foco. A explicação para este modelo de negócio é simples: o grupo acredita que a mídia on-line é o caminho mais seguro para crescer futuramente.

No site da mesma revista, existe um espaço para discussão de algumas polêmicas, e adivinha qual o tema da última edição? Exatamente o tema deste post: crescimento da internet no bolo publicitário. Já que o cosmos está ao nosso favor, não poderia deixar de publicar aqui o resultado da enquete. Segundo o site, “A maioria esmagadora (75%)  dos internautas que participaram do Palanque Digital concorda que a Internet irá representar pelo menos 10% do bolo publicitário até 2010. O cenário positivo de crescimento da web no mundo foi o que mais motivou os leitores.”.

Depois disso tudo, quem sou eu pra discordar?

 
Marcela Alvarez, 28 de agosto às 17:31h.