Já ouviu falar do festival de Angoulême? É o maior festival de Histórias em Quadrinhos da Europa. Sediado na cidade de mesmo nome, na França (um dos maiores mercados de quadrinhos do mundo), o festival já está em sua 41ª edição. Por ele já passaram alguns dos maiores nomes das BDs, sigla de bandes dessinés, quadrinhos em Francês, como Robert Crumb, Will Eisner e Art Spiegelman. O homenageado desse ano foi o Argentino Quino, autor da inconformada Mafalda, que comemora 50 anos hoje. As tirinahs são sobre uma menina que comicamente procura sentido na política e nos costumes dos adultos com que convive e dificilmente o encontra. Mafalda foi criada pouco antes da Revolução Argentina e terminou apenas 9 anos depois, antes mesmo do fim da ditadura. Apesar dos mais de 40 anos que nos separam da personagem, seus questionamentos continuam atuais e muito incômodos.
Houve também o prêmio Gran Prix, em que um comitê de autores profissionais elege um artista cuja obra merece destaque. O grande ganhador deste ano foi o americano Bill Watterson, responsável por Calvin & Haroldo (Hobbles em inglês), publicado entre 1985 e 1995. Watterson sempre evitou a exposição de sua vida ao pública e nunca vendeu os direitos de seu personagem para licenças ou produtos. Já reparou que não existe nenhum produto licenciado de Calvin ou Haroldo, mesmo que a venda da compilação completa já tenha passado de 30 milhões de cópias?
Além do Angoulême, outras premiações de quadrinhos que merecem atenção são o Harvey Awards e o mais famoso Eisner Awards, este último presidido durante a Comic Con de San Diego, maior evento geek do mundo.
Você precisa fazer login para comentar.