Hoje em dia está na moda marcas criarem campanhas em que usuários enviam suas fotos/vídeos/histórias para que estes possam ser utilizados e então devolvidos dentro de um novo contexto.

Isso tem um nome da moda também: é a utilização de user generated content, ou conteúdo gerado por usuários. É uma forma bastante interessante de se engajar fãs da marca, gerar mídia espontânea através do subsequente compartilhamento e, então, ganhar maior relevância dentro das redes sociais. Ou pelo menos é assim que uma boa campanha desse tipo funciona.

O mais comum são murais de foto, uma sessão específica em um hot-site ou até alguns casos mais bem trabalhados, como o Último Desejo da Kombi, que começou com um pedido para que fãs enviassem suas histórias com o automóvel.

Mas a Droga5 e a cervejaria Newcastle não fazem nada comum. Ou melhor: costumam fazer, justamente, o contrário. Cada uma de suas ações são ao mesmo tempo publicitárias e uma grande crítica ao modo como as coisas são feitas.

E o melhor de tudo: o fazem com um grande conhecimento de como as coisas funcionam na internet, seja a disseminação de memes ou viralização de coisas impensáveis.

A nova empreitada é o divertidíssimo Ad Aid. Aquelas fotos das férias que não ficaram tão legais, as horríveis fotos tiradas quando você já não estava legal naquela festa. Elas passarão por um incrível processo de tratamento e se transformarão em algo novo e fantástico.

Clique na imagem para assistir ao vídeo!

newcastle_aid

 

A ação segue a linha das outras já adotadas neste ano, como a ganhadora em Cannes “If We Made it“, sobre o incrível filme que teriam feito caso tivessem grana; ou  o “Follow the Money” em que, ao invés de gastar com promoções e conteúdo, a marca resolveu dar U$ 1 para cada um que começasse a segui-la no Twitter.

Newcastle é um exemplo de marca sempre coerente com seu princípio fundamental: No Bollocks!

 

Minha barba. Minha vida.