#newronioentrevista por Equipe Newronio

Você conhece algum CEO que acabou de completar 20 anos? Pois é, o Lucas Repullo contou pro Newronio como é essa experiencia de abrir e administrar sua própria empresa. Fundador do Monkeybuzz, site que conta com resenhas e notícias de músicas originais e de qualidade e até um canal no Vimeo (!), Lucas se lançou no mercado de trabalho. Gosta de música boa? Quer ser independente (de verdade)? Então leia logo.

Quando você decidiu criar o site? Como foi o processo até ele ser inaugurado?
Eu sempre tive a ideia na cabeça, sempre gostei muito de música, mas nunca tinha parado pra pensar em criar um site serio mesmo. Tive blogs, mas nada sério. A inspiração foi Pitchfork , que é um site de bandas independentes.

E como foi que começou de fato?
Larguei o sonho de ser diretor de arte e comecei a entrar nessa do site. Foi um processo muito longo mas depois que lançou deu tudo certo, a gente lançou o site com mais de 100 resenhas de álbuns feitas. Estamos trabalhando muito para ter mais conteúdo.

Quantas pessoas trabalham com você?
Temos uma redação composta por 3 pessoas. Um deles é encarrecado da parte de notícias e pesquisa e os outros dois cuidam das resenhas e textos das bandas. O interessante dessa equipe é que todos eles já tinham alguma bagagem: experiência com blog, música, etc.

Como funciona a busca por novas bandas e novo material?
A gente descobre bandas novas porque todo mundo da MonkeyBuzz respira música – ficamos em sites das gravadoras, procurando na internet, Facebook, etc.

E um Top 5 das bandas mais novas, você faria pra gente?
5 bandas que são muito boas, dessas que ninguém conhece e que todo mundo deveria conhecer: Alabama Shakes, Maps&Atlases, The Tape Disaster, Grimes e Kithkin.

Tirando as bandas mais undergrounds, qual o som mais Mainstream que você curte?
Umas bandas já conhecidas que eu mais curto são: Radiohead, The Shins e FooFighters.

Um site é como qualquer outra empresa. As aulas de marketing da ESPM têm efeito na hora de administrar o Monkeybuzz? E a Incubadora de Negócios?
Ser aluno da ESPM ajuda muito, mas mais no sentido de você saber que está entre os melhores. A teoria é bem diferente da prática. Aprendemos mais na execução do que nas aulas; Usei a incubadora de negócios da ESPM e se não fosse ela não teria dado sorte. Eu abri o site porque tinha o apoio dela, que funciona como uma consultoria. No final você que faz tudo.

Os alunos da ESPM são um público potencial pro Monkeybuzz também?
Os alunos da ESPM são, com certeza, público para o MonkeyBuzz, porque focamos muito em música original e de qualidade. Não importa se é nacional ou internacional. Não são só bandas independentes e de um nicho específico, música de qualidade não acaba nunca.

monkeybuzz

Que dica você dá para o aluno que quer montar sua própria empresa?
1) É mais fácil do que você imagina mas mais difícil do que gostaríamos que fosse. Depende muito da pessoa. Se ela já tem essa vontade, questiona muito as coisas e faz algo por isso, é uma boa ideia. Mas sendo estudantes temos que conciliar trabalho, faculdade, namorada, amigos. Você tem que estabelecer prioridades.

2) Só abra uma empresa se é algo que você gosta realmente e que acredita mesmo, porque você vai passar 24 horas fazendo isso.

3) As pessoas devem ouvir o máximo de conselhos possíveis e procurar o máximo de dicas de pessoas experientes, mas sempre deixar prevalecer sua própria intuição. Foi você que pensou no negócio, é você que vive aquilo 24 horas por dia, então confie em si mesmo.

Acompanhe o Monkeybuzz nas redes sociais porque tem muita coisa boa por aí ainda, parece:
Monkeybuzz no Facebook
@Monkeybuzz_

Não esquece de twittar pra gente também ♥ @NewronioESPM

Estou cursando a optativa de criação e gosto muito de internet.