Sinapse por B.Young 15/07/10
Não, o vestido de flores no tom verde aí em cima não tem nada a ver com a Moda Verde, caro leitor. Bom, primeiro precisamos fazer uma análise do que tá acontecendo no mundo. Já percebeu que atualmente, o marketing das empresas está muito voltado para o lado da sustentabilidade? Pois é! É sustentabilidade pra cá, é investimento em proteção ao meio ambiente, é verde pra lá, e tudo quanto é canto. E achou que a moda ficaria de fora dessa nova tendência? Enganou-se caro leitor/a.
A moda precisa se renovar. Isto é fato. O que é ser sustentável, afinal? Bom, em poucas palavras, é produzir algo sem danificar o meio ambiente, usar produtos que são renováveis, e todo aquele papo do greenpeace que você já ouviu.
Se inovação é a alma do negócio no marketing do século XXI, por que não usar uma imagem eco-responsável? Este é o caso da marca carioca Osklen, que possui uma parceria com a ONG Esplar, na qual produz algodão orgânico pra ser usado na confecção de tecidos, e claro, a organização não utiliza do processo químico no tingimento das roupas.
Mas a questão é o que leva todas essas empresas se preocuparem com o meio ambiente ao desenvolverem seus produtos? Pensar que as constantes pesquisas sobre a deterioração do planeta levaram-nas a se conscientizar é um pensamento muito ingênuo a meu ver. De acordo com a Diretora de Marketing do IBModa, Luciane Robic, as empresas estão procurando criar uma relação de exclusividade com o consumidor. Em suas palavras : “Por exemplo, qualquer um pode fazer calçados e, principalmente na área de moda, a gente tem uma indústria de cópia que é muito mais rápida, ágil e bem direcionada – no sentido de chegar até o consumidor – do que até o próprio original. Então, quando você fala de buscar uma condição mais exclusiva, ela não está necessariamente só no produto. Está exatamente nas outras coisas que você vai fazer. E aí, entre elas, entra uma boa relação social, um conceito que nos últimos dez anos vem crescendo muito. O consumidor em si, principalmente o consumidor jovem, ele já vem com essa cultura fortemente implantada no seu ensino, nas escolas e na sociedade. E isso começa ser uma preocupação geral.”
Uma marca que se destacou na produção de produtos ecologicamente corretos é a marca de calçados, Góoc, e advinhem o dono é o Thai Quang Nghia, vietnamita residente aqui no Brasil(Asian Power!). Toda a produção de calçados usa de produtos que podem ser reaproveitados, como pneus reciclados para confeccionar o solado das sandálias. Todos esses pneus são recolhidos por funcionários como motoristas por exemplo, e estes recolhem as lonas usadas que são deixadas nos postos ou nas beiras de estradas, e assim, no final levam para a indústria para produzir. E até mesmo a embalagem dos produtos possui o objetivo de melhor reaproveitar o papel, incentivando a economia e a reciclagem.
O grande sucesso desse mercado fez surgir uma feira mundial dedicada para esse setor. É o Ethical Fashion Show, que é realizado em Paris no mês de outubro. O evento seleciona seus participantes de acordo com o cumprimento de uma série de normas de respeito aos direitos trabalhistas, ao meio ambiente e de colaboração com artesãos em seus respectivos países.
Uma tendência mundial está se criando, e o Brasil ainda dá seus primeiros passos nessa área. Ou seja, outra maneira de ter lucros no futuro próximo, as empresas podem usar do marketing social para divulgar seus produtos, e claro, dar um diferencial aos seus produtos.
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