Sinapse por Fernanda Belk, 13/10/2009
É incrível como a tecnologia me surpreende cada dia mais . Todas aquelas barreiras de distância já foram quebradas e hoje em dia é possível esperar qualquer coisa a ser produzida. É o caso do novo sistema que foi criado por pesquisadores da Georgia Tech.
Alguém lembra daquele cara do orkut que ficou revoltado com o Google Earth por que não era “ao vivo”? As preces dele foram ouvidas.
Esta nova tecnologia consiste na utilização do Google Earth, ou mesmo do Microsoft Virtual Earth, integrado com um sistema de câmeras espalhados pelas cidades, que gera a imagem em 3D. É a pura integração de mapas controlados por satélites e câmeras. Antes o Google Earth era plano, a imagem era estática, o máximo que se sobresaía eram montanhas e alguns prédios de cidades importantes que foram programados para este tipo de visualização. Esta nova tecnologia promete o conhecimento do puro realtime como nunca visto antes. Ainda não se sabe quando será entregue ao mercado, entretanto já é possível analisar seus aspectos positivos e negativos.
Este novo programa irá gerar muita polêmica quando se fala de privacidade: é possível ver qualquer coisa que acontece em qualquer lugar. Também é possivel ver em tempo real quantas pessoas estão em determinado lugar, quais são os lugares mais badalados, entre outras questões.
Como este sistema permitirá visualização em 3D de tudo o que acontece no mundo, será possível assistir todos os tipos de jogos por ele, ou seja, desde jogos em escolas, no bairro, até grandes como olimpíadas e copa. Com isso, varias utilizações podem ser atribuídas ao programa. E em um futuro pode se até pensar na integração com publicidade.
Vários aplicativos como estes estão sendo implantados ao redor do mundo o que gera aquela questão da realidade. A realidade pode continuar a ser realidade mesmo quando integrada completamente com o mundo virtual?
Quando o avanço tecnológico é grande, invasivo, e mexe com questões como cultura e hábitos, é normal que haja críticas e rejeição de imediato ao novo. Porém a gente já se acostumou com tanta coisa na vida, como computador, internet, redes sociais e tantas outras coisas, que dessa vez não vai ser diferente. Lembra do medo da divulgação de dados confidenciais que orkut e twitter poderiam causar?
O surgimento dessa tecnologia pode causar medo, mas é natural já que tememos o novo. Assim que formos nos acostumando com ela, esse medo desaparece e a tecnologia é incorporada de tal maneira que nos faz acreditar que sempre esteve entre nós.
PS: Para você que não entendeu o que eu escrevi no segundo parágrafo
(: TwiiiiitterrING xD @fefebelk e @NewronioESPM
Você precisa fazer login para comentar.