Este post pegou carona na edição de ontem do “Jornal de Debates na Campus Party” que trouxe uma matéria super legal sobre o lixo eletrônico e o que fazer com esta indesejável, porém, inevitável presença. Estamos em um tempo no qual as coisas ficam velhas – por mais que ainda estejam funcionando – em questão de meses, e onde jogar a tralha que foi trocada por uma mais nova?

Computadores, celulares, videogames são fabricados com metais altamente tóxicos e devem ter um destino adequado para que não poluam rios, mares etc. O Brasil, no entanto, não possui uma legislação que controle a eliminação destes resíduos, assim como também não tem uma população que mostre preocupação com questões como esta.

Algumas empresas já criaram algumas ações para tentar minimizar o problema. A Vivo, por exemplo, criou o projeto Recicle seu Celular, que desde 2007 recolhe aparelhos velhos que terão um destino correto, para que não poluam o ambiente. Agregado a esta idéia, a empresa lançou no começo deste ano um comercial tão bom quanto o projeto para divulgá-lo: 

O vídeo foi feito com milhares de fotos de clientes. Ficou bem bonito. E desculpem o “desaparecido” galera, foi o único vídeo que achei.

Marcela Alvarez, 21 de janeiro às 18h 10min.