Sinapse por B.Young
Era um fim de semana comum. Aqueles dias em que todos os pais levam os filhos para passear pela cidade, seja no shopping, num parque, ou num restaurante. Vejo os pequenos brincando com a comida, formando carinhas e formas geométricas variadas; e além disso, a curiosidade pelos objetos que eles observam ilumina o espaço, e ainda não poderia faltar os famosos momentos “Por que isso, mãe? Por que? Por que aquilo?”. Até aqui, a essência da infância continua, porém algo que está chamando a atenção é como as crianças de hoje, estão parecendo adultos em miniatura. De fato, os anos 2000 prometem mudanças radicais nas vestimentas e no comportamento dos nossos pequeninos.
Muitos deverão concordar que as crianças não usam tais roupas porque elas querem ou possuem algum senso crítico de moda, para isso, existem roupas destinadas exatamente para esse público. Porém, uma tendência que se vê é que cada vez mais os pequenos estão usando roupas com um ar mais adulto. Exemplos liderados por Suri Cruise (filha de Tom Cruise) e Kingston Rossadale( filho da cantora Gwen Stefani).
Agora, vem a questão: Por que será que os pais vestem os filhos dessa maneira? Será que querem dar uma diferenciação, ou as próprias crianças querem imitar os pais? Dentro deste caldeirão de discussões, vamos incluir o marketing, porque é este daqui que dá as diretrizes para as vendas dos produtos. É fato que os “marketeiros”estão focando seus esforços para onde o dinheiro está: nos pais. Entre as ações se destacam as crianças estrelando campanhas onde mais parecem adultos mirins. É o caso da campanha da Huggies nos EUA, que já falei aqui no newronio.
P.S: Se em vez de uma criança, fosse colocado um adulto, não teria nenhum problema.
E isto pode até explicar certos comportamentos que estamos presenciando, as meninas quererem usar maquiagem, fazer o cabelo, usar salto alto etc.
Então, diga adeus aos comerciais com apelo infantilizado, e dê as boas vindas para uma nova era de produtos destinados a crianças com um ar de adulto.
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